O voo com brasileiros repatriados do Líbano pousou na Base Aérea de Guarulhos (SP), na manhã deste domingo (06). A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Beirute, no sábado (05), com 228 passageiros e três animais domésticos. Os passageiros foram recebidos pelo presidente Lula, junto com uma equipe de 35 profissionais de saúde, direitos humanos, assistência social e segurança.
Os ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e do Desenvolvimento Social estão unindo forças para dar suporte aos repatriados. Além de abrigados, eles também devem ser cadastrados no Bolsa Família, Cadastro Único, entre outros programas de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A primeira fase da Operação Raízes do Cedro, que tem o objetivo de repatriar brasileiros que desejam deixar a zona de conflito, priorizou mulheres, idosos e crianças. A ação envolveu o Ministério das Relações Exteriores, a Embaixada do Brasil em Beirute e a FAB. O Ministério das Relações Exteriores estima que 20 mil brasileiros vivem no Líbano, cerca de 3 mil deles querem sair do país por causa do conflito com Israel.
Leia também
Deixe um comentário