A vitória de Donald Trump deve aumentar a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) para avalizar uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. De acordo com a jornalista, interlocutores do ministro Alexandre de Moraes avaliam que corte pode não resistir ao “vento contra” vindo dos EUA.
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro ficaram satisfeitos com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, renovando as esperanças de tornar o ex-presidente elegível novamente a tempo de concorrer novamente à presidência do Brasil em 2026.
Trump tem no dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, um forte aliado e o empresário protagonizou uma queda de braço com a Justiça brasileira, especialmente com Moraes, desrespeitando decisões judiciais, o que culminou na suspensão da plataforma no fim de agosto.
Musk estava no jantar oferecido por Trump, em sua casa na Flórida, na terça (5), para acompanhar a apuração dos votos. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também estava presente. Bolsonaristas acreditam, inclusive, que a conjuntura poderia ajudar a aprovação de uma anistia ao ex-presidente no Congresso.
Leia também
Leia também: Lula e outros líderes mundiais parabenizam Trump pela vitória