Com o pré-candidato Lula cumprindo agenda em Pernambuco, o PT realizou em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (21) uma reunião protocolar para oficializar o nome do petista como candidato à Presidência da República. A indicação foi confirmada por unanimidade dos presentes na reunião da executiva nacional, que ocorreu a portas fechadas. A expectativa é de que ele prestigie a convenção nacional do PSB, partido do seu vice, Geraldo Alckmin, prevista para ocorrer no dia 29 de julho, em Brasília.
Alckmin acompanha o petista na viagem.
Lula desembarcou em Pernambuco na última terça (19). O estado é estratégico para a campanha petista. Além do simbolismo que carrega por ser a terra natal de Lula, é o local onde o PSB concentra suas principais forças políticas, sendo também o berço das famílias Campos e Arraes.
Localmente os socialistas têm como candidato ao governo do estado o deputado federal Danilo Cabral e agenda de Lula foi construída no sentido de prestigiar o palanque do PSB, que também conta com uma candidata ao Senado pelo PT, Teresa Leitão.
Apesar disso, o Partido dos Trabalhadores tem aliança em Pernambuco com Marília Arraes – ex-petista e ex-socialista, hoje no Solidariedade. Marília concorre ao governo dando a Lula um segundo palanque local. Nesta viagem, no entanto, não constam agendas com Marília, vista como principal adversária dos socialistas.
Agenda de Lula
A agenda pública do pré-candidato Lula em Pernambuco teve início na manhã da quarta (21) com eventos em cidades do Agreste e Sertão. A primeira parada dele foi em Garanhuns, cidade onde Lula nasceu e começou com um ato público. Em seguida ele visitou a casa onde a mãe dele, dona Lindu, residiu a maior parte da vida, em Caetés. No fim da tarde Lula seguiu para Serra Talhada, também com atos abertos ao público.
Publicidade
Já na quinta (21) o pré-candidato seguiu para Recife. Estão previstos atos públicos e agendas com representantes do setor cultural e agendas fechadas com lideranças locais do PSB e do PT.
A coligação coloca junto ao PT e ao PSB os partidos Rede, PSOL, PV, PCdoB e Solidariedade.
Deixe um comentário