O instituto Quaest divulgou neste sábado (26) pesquisas eleitorais das 15 capitais que voltam às urnas no domingo para o segundo turno. Em Cuiabá e Fortaleza, onde os candidatos a prefeito reprisam o embate do pleito presidencial de 2022 entre PT e PL, os levantamentos da empresa apontam empate técnico e também empate numérico. Nas duas cidades, a disputa é entre um deputado federal bolsonarista e um deputado estadual petista, e o placar está em 50% X 50%, nos votos válidos (desprezando-se brancos, nulos e eleitores indecisos).
Em Fortaleza, disputam o Executivo da capital cearense o deputado federal André Fernandes (PL) e o deputado estadual Evandro Leitão (PT). Cada um aparece com metade dos votos válidos. Registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo CE-03187/2024, a pesquisa Quaest entrevistou 1.002 eleitores entre 25 e 26 de outubro , tem 3 pontos de margem de erro e foi encomendada pela TV Verdes Mares, afiliada da Globo.
Na pesquisa estimulada, brancos e nulos somaram 11%, enquanto Fernandes e Leitão tiveram 44% das intenções de votos. Apenas 1% dos entrevistados disseram estar indecisos. O candidato petista teve a mesma marca no último levantamento, enquanto o bolsonarista oscilou dois pontos para mais.
Leia também
Veja os números em Fortaleza:
- Evandro Leitão (PT): 44%
- André Fernandes (PL): 44%
- Indecisos: 1%
- Branco/nulo/não vai votar: 11%
Na capital mato-grossense, o deputado federal Abilio Brunini (PL) enfrenta o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). Assim como em Fortaleza, os candidatos em Cuiabá possuem 50% dos votos válidos, segundo a Quaest. Encomendada pela TV Centro América, a pesquisa, cuja margem de erro é de 3 pontos percentuais, entrevistou 1.000 pessoas entre os dias 25 e 26, e está registrada sob o protocolo MT-08652/2024.
Em relação à última pesquisa estimulada do instituto, divulgada no dia 16, Abilio Brunini se manteve com 44%, ao passo que Lúdio oscilou três pontos percentuais para mais.
Veja os números em Cuiabá:
- Abílio Brunini (PL): 44%
- Lúdio Cabral (PT): 44%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 8%
No cálculo de votos válidos, o instituto analisa as intenções de voto do levantamento. Outros fatores como perfil e padrão de comparecimento dos eleitores na cidade também é considerado, assim como o nível de probabilidade de os eleitores saírem de casa para votar e a propensão de votar.
Leia também: O segredo da campanha petista que chegou ao segundo turno no reduto bolsonarista
how much does augmentin cost Background The diverse tickborne infections of the northeastern United States can present as undifferentiated flu like illnesses