Começa nesta sexta-feira (26) a propaganda eleitoral em rádio e TV para os candidatos nas eleições deste ano. O primeiro dia será dedicado aos que disputam os cargos de governador, deputado estadual (ou distrital) e senador. Já no sábado (27), segundo dia, estão previstos os candidatos a presidente da República e deputado federal.
Os conteúdos serão veiculados até 29 de setembro para o primeiro turno e, em caso de segundo turno – para governo ou presidência -, a propaganda eleitoral volta a ser transmitida entre os dias sete e 28 de outubro.
O tempo de TV e rádio é regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base no tamanho das bancadas de cada partido.
Lula x Bolsonaro
A coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato à presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), detém o maior tempo de rádio e TV. Diariamente serão três minutos e 29 segundos, por bloco de programa, além de 287 inserções ao longo do dia. Junto com o PT no grupo estão PSB, PCdoB, Psol, Solidariedade, Pros, Avante, PV, Agir e Rede.
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Nas primeiras propagandas do petista são esperadas ofensivas contra Bolsonaro a partir da condução da política de saúde pública durante a pandemia. Assim, o número de mortos pela covid-19 e vídeos do presidente em que ele se declara contra medidas preventivas, vacinas ou mesmo ironias sobre pessoas morrendo asfixiada devem ser resgatados.
Paralelo a isso, o tema economia deve ocupar espaço de destaque, com referência ao número de desempregados, pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, além da inflação.
PublicidadeEm segundo lugar com maior tempo de rádio e TV está a coligação do atual presidente Jair Bolsonaro. A coligação Pelo Bem do Brasil terá no total 2 minutos e 38 segundos por bloco diário, junto com 207 inserções ao longo do dia. O grupo tem o PL, de Bolsonaro, o PP e o Republicanos.
Assuntos listados pelo presidente durante a entrevista que concedeu ao Jornal Nacional, na última segunda-feira (22), devem ser o enfoque inicial. Dentre eles estão o Auxílio Brasil – antigo Bolsa Família – no valor de R$ 600, o auxílio caminhoneiro e as recentes reduções no valor dos combustíveis, especialmente a gasolina.
A classe C deve ser o foco dos candidatos durante as gravações, uma vez que este grupo representa a maior fatia do público que assiste TV aberta (49%), conforme dados Ibope e TSE.
Confira a destruição das propagandas por dias:
Terças, quintas e sábados
– Candidatos a presidente da República
Rádio: 7h às 7h12m30 e 12h às 12h12m30
TV: 13h às 13h12m30 e 20h30 às 20h
– Candidatos a deputado federal
Rádio: 7h12m30 às 7h25 e 12h12m30 às 12h25
TV: 13h12m30 às 13h25 e 20h42m30 às 20h55
Segundas, quartas e sextas
– Candidatos a governador
Rádio: 7h15 às 7h25 e 12h15 às 12h25
TV: 13h15 às 13h25 e 20h45 às 20h55
– Candidatos a senador
Rádio: 7h às 7h05 e 12h às 12h05
TV: 13h às 13h05 e 20h30 às 20h35
– Candidatos a deputado estadual e distrital
Rádio: 7h05 às 7h15 e 12h05 às 12h15
TV: 13h05 às 13h15 e 20h35 às 20h45
Tebet, Soraya e Ciro
Enquanto os dois líderes de intenções de voto na disputa à Presidência – Lula e Bolsonaro – dividem as maiores fatias da propaganda eleitoral, a candidata do MDB, Simone Tebet, apesar de manter-se na casa dos 3% nas pesquisas, acumula o terceiro maior tempo de TV. Ela aposta nisso para driblar o desconhecimento da população sobre o seu nome, algo que afirma, é o motivo do baixo crescimento.
A coligação de Tebet, Brasil para Todos, chega perto do tempo de TV de Bolsonaro. Serão 2 minutos e 20 segundos por blocos diários e 185 inserções.
Já o União Brasil, que não coligou, terá 2 minutos e 10 segundo por bloco ao dia para apresentação da candidata à presidência, Soraya Thronick (União Brasil) e dos demais candidatos do partido. A sigla surgiu da fusão entre o PSL e o Democratas e tem no comando o ex-aliado do presidente Bolsonaro, Luciano Bivar, que desistiu de concorrer ao cargo. Tanto o fundo partidário que detém, quanto o tempo de TV acumulado pelo União Brasil, foram uma das causas da sigla ter sido cobiçadas pelo MDB e PSDB e Cidadania – os dois últimos hoje em federação – no período pré-eleitoral.
O PDT também não coligou e terá como candidato à presidência Ciro Gomes. Serão 52 segundos diários por bloco e 68 inserções para o partido.
Confira o tempo de cada coligação e partido:
– Coligação Brasil para Todos
Candidato a presidente: Simone Tebet
Tempo por bloco: 2 minutos e 20 segundos
Inserções: 185
– União Brasil
Candidato a presidente: Soraya Thronick
Tempo por bloco: 2 minutos e 10 segundos
Inserções: 170
– Coligação Pelo Bem do Brasil
Candidato a presidente: Jair Bolsonaro
Tempo por bloco: 2 minutos e 38 segundos
Inserções: 207
– Partido Novo
Candidato a presidente: Felipe d´Avila
Tempo por bloco: 22 segundos inserções: 30
– Coligação Brasil da Esperança
Candidato a presidente: Lula
Tempo por bloco: 3 minutos e 39 segundos
Inserções: 287
– PDT
Candidato a presidente: Ciro Gomes
Tempo por bloco: 52 segundos
Inserções: 68
– PTB
Candidato a presidente: Roberto Jefferson
Tempo por bloco: 25 segundos
Inserções: 33
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