Após um resultado extremamente acirrado, a disputa pelo comando da capital do Rio Grande do Sul chega agora ao novo capítulo. Com 99,9% das urnas apuradas, os candidatos Sebastião Melo (MDB), com 49,72% de votos, e Maria do Rosário (PT), com 26,28%, seguem para o segundo turno para a prefeitura de Porto Alegre. Em terceiro lugar ficou a candidata Juliana Brizola (PDT), com 19,69%.
Leia abaixo a pontuação de cada candidato em Porto Alegre:
Sebastião Melo: 49,72%
Maria do Rosário: 26,28%
Juliana Brizola: 19,69%
Felipe Camozzato: 3,83%
Luciano do MLB: 0,21%
Fabiana Sanguiné: 0,17%
Carlos Alan: 0,07%
Cesar Pontes: 0,03%
Sebastião Melo, 66 anos, é o atual prefeito da cidade, concorrendo em coligação junto ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, uma aliança que já vinha se consolidando desde a eleição anterior. Seu padrinho, porém, apesar de possuir muita popularidade na serra gaúcha, conta com poucos adeptos nos municípios do Pampa, incluindo Porto Alegre.
Maria do Rosário, 57 anos, disputa pelo campo oposto, com uma longa trajetória pelo PT e aliança bem consolidada com o presidente Lula, que conseguiu participar ativamente de sua campanha. Tanto ela quanto Melo são figuras bastante conhecidas na política gaúcha, os dois com mais de 20 anos de carreira pública.
O principal termômetro para o segundo turno será a transferência de votos por parte de Juliana Brizola, neta do fundador do PDT e ex-governador Leonel Brizola. Nos últimos debates, ela se somou a Maria do Rosário em sucessivas críticas à gestão de Sebastião Melo sobre a gestão de enchentes, tendendo a transferir a maior parte de seus votos à petista. Por outro lado, parte de seu eleitorado vem de seu principal aliado, Eduardo Leite, atual governador do RS e opositor do presidente Lula.
Deixe um comentário