A Polícia Federal (PF) instaurou, nesta quarta-feira (29), um inquérito para investigar as denúncias de superfaturamento nos gastos do governo federal com propaganda. Os contratos investigados foram firmados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
Ao todo, foram gastos R$ 4,5 milhões em propagandas sobre a pandemia da covid-19. A investigação foi aberta a partir de uma representação feita pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) e pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) ao Ministério Público Federal em outubro do ano passado.
“As irregularidades vão desde a cobrança de serviços que não foram prestados, passam por altos salários e número elevado de profissionais, equipamentos pagos e que não foram utilizados e o pagamento de valores muito acima dos de mercado”, afirma o deputado.
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Os parlamentares levantaram irregularidades em contratações firmadas com cinco produtoras de vídeo. Em um dos contratos investigados, a empresa Madre Mia Filmes contratou 115 profissionais técnicos para atuarem na pré-produção, produção e edição dos vídeos, número destoante para a elaboração dos produtos.
Veja os casos de superfaturamento levantados pelos parlamentares:
- Madre Mia Filmes
Produziu dois vídeos de 30 segundos para a campanha do Ministério da Saúde e SECOM referente à retomada das atividades econômicas no país, que custaram R$1,14 milhão aos cofres públicos.
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Produziu cinco vídeos de 30 segundos para a campanha de exaltação das medidas adotadas pelo governo federal durante a pandemia. Utilizou banco de imagens, lançando na planilha de custos apenas os valores devidos às equipes de edição e o uso de Stock Shot: R$ 650 mil.
- Constelação Filmes
Produziu três filmes de 30 segundos para o governo federal, custando pouco mais de R$1 milhão. Os documentos revelaram ainda que a trilha sonora e narração foram produzidas pela empresa M & M Stúdio Eireli-ME, aumentando a conta em R$ 24,2 mil.
- Punch Filmes
Produziu dois vídeos de 30 segundos para o governo no ano passado ao custo de R$ 770,5 mil. A União ainda pagou mais R$ 48,5 mil para locução do material. A equipe técnica, de 65 profissionais, custou R$ 440,7 mil.
- Registro Urbano Filmes
Produziu um vídeo de 30 segundos para a campanha do Ministério da Saúde e Secom referente à retomada das atividades econômicas com ênfase no agronegócio. São apenas dois personagens, mas o preço foi salgado: R$ 480 mil. A trilha sonora e narração, que foram produzidas pela empresa Lira Harmonia Música e Áudio Ltda, custaram mais R$ 37,5 mil.
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