Sérgio Dusilek *
Há pouco tempo ouvi, de um querido pastor, seu lamento por buscar viver um Evangelho cada vez mais estranho aos evangélicos. Parece que ele pregava renúncia enquanto os demais pastores sacralizavam a ganância. Ele falava de resignação e de contentamento, enquanto os demais abordavam a conquista. Pregava sobre perdão, todavia os demais inflamavam os ouvintes com a vingança. Ansiava por compartilhamento, enquanto seus colegas celebravam a competição, comparavam os números de suas igrejas. De fato, muito do perfil do evangélico brasileiro e muitos evangélicos brasileiros pouco têm a ver com o Evangelho do Reino de Deus anunciado por Jesus.
Este envelopamento, imagem que tomo emprestado da indústria automotiva, se deve a alguns fatores. O primeiro deles é a transformação do conceito de igreja como comunidade de fé que constrói artesanalmente sua experiência religiosa, em corporação religiosa. Igrejas assim lidam com processos. Desde o primeiro momento de sua entrada em uma corporação religiosa, você se sente numa esteira de montagem. Todo mundo sabe qual será o seu próximo passo ali, para onde você deve ir, mesmo que você não esteja muito certo de que queira perseguir aquele circuito de montagem… Não é sem razão que uma parcela significativa destas corporações sejam geridas por pastores-engenheiros (ou seria engenheiros-pastores?).
Leia também
O segundo está ligado ao intenso ativismo religioso. Para muitos líderes, igreja viva é aquela que tem uma extensa agenda de atividades. Esta espiral religiosa impede que as pessoas aprofundem relacionamentos, expandam a consciência crítica pela leitura, cortem a dependência pastoral para lerem a realidade. Isso porque, uma vez que os encontros eclesiásticos são formais e visam atender uma demanda, uma atividade, eles inviabilizam a construção de relacionamentos com pessoas que não são religiosas. Usando uma expressão do Pr. Caio Fábio, o sal fica sempre restrito ao saleiro. Este excesso de sal na panela das relações eclesiásticas é que tem criado desequilíbrio homeostático em muitas igrejas.
O ativismo gera outro problema: ele posterga desenlaces nada agradáveis. O pouco espaço/tempo para convivência familiar cria um ambiente de estranhamento no lar: com o passar dos anos, os cônjuges passam a se desconhecer. Questões que precisavam ser resolvidas são congeladas em nome da falta de tempo, como se nunca viesse a chegar o tempo do degelo… O divórcio que assusta a comunidade de fé não aconteceu “agora, agorinha” como alguns querem sustentar. Na verdade ele ocorreu há anos, sendo coberto pela manta do ativismo religioso. Nada nesse mundo deveria tirar o prazer de vivenciar o ócio em família, de se embevecer com o corriqueiro que está presente no curso da vida.
Outro envelopamento é o do acréscimo salvífico. Há muita gente pensando que a eternidade com Deus é prerrogativa capitalista. Esquecem-se, estes, de que Deus rompeu com toda forma meritória (conceito basilar para o capitalismo justificar a diferença entre classes – o outro é o da eleição) quando concedeu sua Graça aos seres humanos. Paulo, apóstolo, nos lembra que é pela Graça que somos salvos, e não por obras, pelo mérito pessoal (Efésios 2:8-9). O mesmo Paulo está coberto de razão ao nos lembrar que toda forma do que temos chamado aqui de “envelopamento” representa um cair da Graça de Deus (Gálatas. 5:4b).
PublicidadeO problema maior do envelopamento é sua dupla remissão: a da forma, pois se ajusta perfeitamente ao objeto, ao conceito; ao arquétipo bíblico, pois lembra uma prática ritual que simbolizava um ato de fé, que era a circuncisão. Ora, nem tudo que tem forma (delineadora ou não) do Evangelho é Evangelho. De igual modo envelopar a Graça de Deus é reimplantar o que já foi tirado pelo Espírito (Colossenses 2:11; Romanos 2:29; Filipenses 3:2-3).
Finalizo dizendo que não tenho como avaliar os benefícios do envelopamento para um carro. Agora, no tocante ao Evangelho, tudo que o torna fosco, acaba atrapalhando. O Evangelho nasceu translúcido. Os evangélicos deveríamos mantê-lo assim.
* Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek é pastor batista e doutor em Ciência da Religião (UFJF-MG).
** Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.
While we have so far discussed how to develop a Bitcoin wallet application using available libraries or by building one wallet from scratch, it‘s pertinent to note that for a small business going down either of these routes may not be necessary. While cold wallets are considered the absolute safest place to store your crypto as they are entirely offline and cannot be hacked, they also pose a similar risk: If you lose the physical drive and or the private key, you will be unable to access your crypto. That’s it. No password reset feature, no back button, zilch. Relatedly, many consider the centralized regulation of CEXs to be their biggest disadvantage. Because CEXs retain complete control over your crypto wallet’s private keys, that means your crypto assets are also under centralized, third-party control. While custodial wallets can be considered more convenient than non-custodial wallets (i.e. you don’t need to worry about keeping a recovery phrase safe), there’s a major tradeoff with security.
http://www.safeusdrone.com/bbs/board.php?bo_table=free&wr_id=91883
Wire money into your Swan account for purchases up to $ 10,000,000. 1 BTC = 25,851 USD September 8, 2023 04:15 PM UTC Bitfinex offers a suite of order types to give traders the tools they need for every scenario. Discover more about our most advanced Algorithmic orders types. To check Bitcoin’s price live in the fiat currency of your choice, you can use Crypto’s converter feature in the top-right corner of this page. Network fees and any other fee for each transaction are on the exchange page. The network fee for every pair differs depending on the blockchain of the coin you are sending. You can always check for the network fee and provider fee before initiating an exchange. Therefore, you will have complete information about the trade. As a result, users who wish to initiate large transactions will have to submit their identity documents. Meanwhile, you can split bulk funds into smaller units to make things easier.
buy cialis 20mg 43 Unknown 30 5