Na reunião da Executiva Nacional do MDB realizada na quarta-feira (4), foi apresentada uma pesquisa qualitativa que avaliou as chances da pré-candidatura à Presidência da República da senadora Simone Tebet (MS). Os detalhes da pesquisa foram apresentados por Felipe Soutello, estrategista da pré-campanha de Simone.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
A pesquisa ouviu grupos formados por aqueles eleitores que se declaram indecisos quanto ao cenário brasileiro, que admitem trocar o voto declarado para os dois nomes que hoje polarizam a disputa – Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, ou o presidente Jair Bolsonaro, do PL – ou que declaram intenção de voto nos demais candidatos. Esses eleitores somam 40% dos brasileiros.
Leia também
Os entrevistas foram divididos em 17 grupos, que assistiram a vídeos e outras exposições sobre Simone Tebet para que fosse avaliada a reação. Segundo o MDB, os resultados foram positivos.
“Os resultados são animadores”, disse o presidente do MDB, Baleia Rossi. “A pesquisa demonstra que há um espaço para furar esses pólos que já estão colocados. Há ainda 40% da população que busca uma alternativa equilibrada, moderada, que entregue resultados à população”. Segundo Baleia, o que se depreende da pesquisa é que nesse nicho “se busca uma candidatura nova, mas com experiência”.