O presidente Lula (PT), ministros do governo e diversos políticos lamentaram o falecimento da jornalista Glória Maria. Pioneira no jornalismo de televisão, Glória faleceu na manhã desta quinta-feira (2) no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio.
No Twitter, Lula destacou que Glória foi repórter em inúmeros momentos marcantes do país e que deixou sua “marca na memória de brasileiros e brasileiras”. “Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras”, afirmou Lula.
Foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional e se tornou eterna nos programas Fantástico e Globo Repórter. Meu abraço e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de sua carreira.
— Lula (@LulaOficial) February 2, 2023
Publicidade
Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta também lamentou o falecimento da jornalista. “Glória carrega consigo cinco décadas de sucesso, é uma das primeiras mulheres negras a conquistar um espaço de relevância na mídia brasileira, conseguiu inspirar uma geração inteira que se sentiu representada”, destacou o ministro.
Leia também
Glória Maria, PRESENTE!
PublicidadeGlória carrega consigo 5 décadas de sucesso, é uma das primeiras mulheres negras a conquistar um espaço de relevância na mídia brasileira, conseguiu inspirar uma geração inteira que se sentiu representada.
Me solidarizo, com a família e amigos!
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) February 2, 2023
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco destacou a importância da representatividade que Glória, uma mulher negra, trazia quando aparecia na televisão. “Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”, afirmou a ministra.
Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência. pic.twitter.com/8X4lOXsCb2
— Anielle Franco (@aniellefranco) February 2, 2023
Outras manifestações:
Silvio Almeida – Ministro dos Direitos Humanos
É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória.
— Silvio Almeida (@silviolual) February 2, 2023
Jerônimo Rodrigues – Governador da Bahia
Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento da jornalista Glória Maria. Ícone da TV brasileira, Glória nos brindou com o seu talento em um momento da História em que repórteres pretas não eram vistas na televisão. pic.twitter.com/9cpjjFhOEy
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) February 2, 2023
Mara Gabrilli – Senadora
Perdemos hoje Glória Maria, ícone do jornalismo, exemplo de vitalidade, coragem, audácia. Mulher, negra, pioneira. Glória era única e inspirou muitas e muitas meninas e mulheres. Meus profundos sentimentos à família, às filhas Laura e Maria, aos amigos e colegas de profissão. pic.twitter.com/9DmAhjfQcw
— Mara Gabrilli (@maragabrilli) February 2, 2023
Erika Hilton – Deputada federal
Simplesmente devastada com a morte de Glória Maria. Tive o privilégio de conhecê-la em 2019, no lançamento da coleção de Paula Raia.
Uma precursora, que abriu caminhos para gerações de mulheres negras, não só no jornalismo, mas em diversas áreas.
Descanse em paz Glória! pic.twitter.com/lXUkV1EJAn
— ERIKA HILTON 🚩 🇧🇷 (@ErikakHilton) February 2, 2023
Fábio Felix – Deputado distrital
Uma mulher preta que abriu portas para gerações de tantas outras mulheres que puderam sonhar em aparecer na TV e em superar o racismo para ir longe. Imensurável perda a partida da grande Glória Maria. Que sua trajetória siga nos inspirando na luta antirracista! ✊🏿
— Fábio Felix (@fabiofelixdf) February 2, 2023
Glória Maria foi uma pioneira no jornalismo televiso, sendo a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo a cores no país. Iniciou a careira em 1971 e cobriu centenas de eventos em todo o país e pelo mundo. Cobriu posses presidenciais e guerras, entrevistou celebridades e viajou para lugares exóticos.
Glória tinha 73 anos e foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2019. A jornalista fez um tratamento com imunoterapia que teve êxito. A repórter sofreu uma metástase no cérebro, que foi tratada com sucesso inicialmente, mas que passou a não responder aos últimos tratamentos. A causa da morte não foi divulgada.
Deixe um comentário