A nova rodada da pesquisa do Instituto Atlas mostra ligeira oscilação positiva do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e negativa de Jair Bolsonaro, do PL, candidato à reeleição. Computados os votos válidos, que dispensam os eleitores que declaram voto em branco, nulo ou indecisos, Lula tem 53% e Bolsonaro, 47%. Na rodada anterior, Lula tinha 52,4% e Bolsonaro, 47.6%.
Contados os votos totais, Lula tem 52% (tinha 51,1%) e Bolsonaro aparece com 46,2% (tinha 46,5%). Brancos, nulos e abstenções 1,8%. Esse percentual caiu: antes era 2,4%.
O Atlas ouviu 4,5 mil pessoas em 1,4 mil municípios por telefone. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. E o índice de confiança é de 95%. A pesquisa, realizada entre os dias 18 e 22 de outubro, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-06415/2022.
Ao contrário do que mostrava a última pesquisa do Datafolha, divulgada na semana passada, Lula lidera, segundo a Atlas em três regiões do país. No Datafolha, Lula só estava à frente na região Nordeste. Segundo a Atlas, ele vence com larga margem no Nordeste (66,4% contra 31,9%). Mas lidera também no Norte (50,6% contra 46,5%) e Centro-Oeste (51,8% contra 47,1%). Bolsonaro lidera no Sul (54,7% contra 42,5%) e no Sudeste (51,8% contra 46,8%).
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Eleitores de Ciro e Simone
A pesquisa mostra também maior concentração de votos agora em Lula de eleitores que votaram no primeiro turno em Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Especialmente de eleitores de Tebet. De acordo com a pesquisa, 51,3% dos eleitores de Ciro migraram para Lula. No caso de Simone Tebet, o percentual é de 69,6%.
Um percentual de 14,9% de eleitores de Bolsonaro em 2018 agora dizem que votarão em Lula. E 70,3% dos que não foram votar em 2018 agora também se declaram favoráveis ao candidato petista.
PublicidadeSegundo a pesquisa, Lula mantém 98,7% dos votos daqueles que dizem ter optado por ele no primeiro turno. Mas também acontece o mesmo com Bolsonaro: 99,2% dos entrevistados afirmam que manterão o seu voto.
Veja abaixo o relatório completo da pesquisa:
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