A Open Society Foundations promove nesta quarta-feira (30) a live Papo Aberto, às 18h30. O encontro virtual contará com a participação da senadora Kátia Abreu (PP-TO), da ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) e da jornalista Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco, irmã da vereadora assassinada em 2018. A mediação será de Patrícia Campos Mello, jornalista da Folha de S.Paulo. Você poderá acompanhar ao vivo aqui por esta página do Congresso em Foco. O evento será transmitido nos perfis da Open Society no Youtube e no Facebook.
Leia também
O objetivo do encontro será debater a violência contra mulheres na política no Brasil e fazer uma reflexão sobre o que é violência política e por que esses ataques não são punidos. As convidadas abordarão também o impacto de assassinatos como de Marielle e o quanto episódios contra representantes femininas desestimula a participação de mulheres na política.
Pesquisa realizada pelo Instituto Marielle Franco, em 2020, revela que 98,5% das 142 candidatas negras entrevistadas relataram ter sofrido mais de um tipo de violência política. A violência virtual (78%), a moral ou psicológica (62%) e a institucional (53%) foram as mais mencionadas. Estudo conduzido pelo Instituto Alziras em âmbito nacional mostra que 53% das prefeitas eleitas em 2016 no Brasil já sofreram algum tipo de violência, como assédio.
Há duas semanas, o Congresso em Foco Talk também discutiu os desafios para o crescimento da representação feminina na política. Veja o debate na íntegra.
Deixe um comentário