Conhecido nacionalmente por relatar o processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro Joaquim Barbosa divulgou um vídeo pedindo votos para o ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno da disputa presidencial. “É preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar essa eleição no próximo domingo”, defende.
Joaquim Barbosa tem 67 anos, chegou a cogitar uma candidatura presidencial pelo PSB, e foi ministro do STF entre os anos de 2003 e 2014. Ele chegou ao tribunal por nomeação do ex-presidente Lula. Na época da Ação Penal 470, conhecida como mensalão, diversos parlamentares foram condenados, sobretudo do PT.
No vídeo em que pede votos a Lula, Joaquim Barbosa também critica a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL), que vem polarizando a disputa com o petista. Segundo ele, Bolsonaro “não é um homem sério” e “não serve para governar um país como o nosso”. Ele reitera que nas grandes democracias Bolsonaro é visto como um ser humano “abjeto e desprezível”.
Leia também
“Vira voto”
Na reta final do primeiro turno, o ex-presidente Lula vem recebendo diversos apoios para tentar vencer a eleição já no primeiro turno. Soma-se a Joaquim Barbosa apoios como o do ex-ministro Henrique Meirelles, da ex-ministra Marina Silva, os cantores Caetano Veloso e Tico Santa Cruz, além de Miguel Reale Júnior, autor do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).