A fumaça dos incêndios registrados em outras regiões do país encobriu a capital Brasília na manhã deste domingo (25). Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, as queimadas registradas no estado de São Paulo intensificaram o fenômeno.
As cenas amplamente difundidas em redes sociais ao longo do dia. Veja registros abaixo.
Brasília hoje tá no modo narguilé! pic.twitter.com/dMZIMnfD19
— DF da Deprê (@DFDaDepre) August 25, 2024
Publicidade
PublicidadeBrasília hoje, 12h, na asa norte pic.twitter.com/FR0ptGtHp5
Publicidade— Thiago Domenici (@thiago_domenici) August 25, 2024
Brasília em fumaça pic.twitter.com/LAnrzMdux6
— vassoura 🧹 (@mrandaf_) August 25, 2024
A fumaça da queimada criminosa da Amazônia chegou em Brasília
O céu está cinza
Não é possível enxergar os prédios mais próximos
A fumaça entra nos apartamentos
Piora a cada minuto
Acordei com a garganta doendo pic.twitter.com/4KFqWACb9F
— meuxlz (@meuxlz) August 25, 2024
O que eu tô falando pra vcs aí, Brasília não tá muito diferente de são paulo, minas… Cidade coberta de fumaça! pic.twitter.com/LkW4tKxmkj
— Deco ✝️🇧🇷🇺🇸 (@drespfc_) August 25, 2024
Contribui para o fenômeno a seca em Brasília, onde não chove há mais de 120 dias. A falta de chuvas é comum nesta época do ano na região central do país. A baixa umidade também facilita o surgimento de queimadas e contribui para que as partículas de fumaça pairem no ar. Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia, a umidade na capital do país deve cair abaixo de 20% durante a tarde deste domingo, aumentando os riscos de incêndios florestais e de problemas à saúde da população.
No sábado, os bombeiros combateram um foco de incêndio de grandes proporções numa área de preservação de Brasília, onde fica uma das nascentes que abastecem o Lago Paranoá. Segundo a CBMDF, neste ano, entre os meses de janeiro a julho, foram registradas 3.368 ocorrências relacionadas a incêndios florestais no Distrito Federal.
A plataforma Windy.com, que exibe mapas com dados climáticos no mundo, permite ver a presença de monóxido de carbono (CO, na fórmula química) em cada região do país. No mapa abaixo, que mostra o mapa às 6h da manhã de domingo, é possível ver como a cidade de Ribeirão Preto (SP), cidade próxima dos incêndios no interior de São Paulo, é um dos pontos de alta concentração (áreas pretas indicam alta concentração de CO; áreas vermelhas indicam níveis mais extremos). Mais acima, as áreas pretas tangenciam a área próxima a Brasília.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou neste domingo (25) que governo federal acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a possível origem criminosa das queimadas que se espalharam pelo estado de São Paulo nesta semana. De acordo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dois suspeitos foram presos em São José do Rio Preto (SP) e em Batatais (SP).
Com informações da Agência Brasil.
Deixe um comentário