O ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, enfrenta o ex-deputado federal Sandro Mabel (União), candidato do governador Ronaldo Caiado (União), no segundo turno na disputa pela prefeitura de Goiânia. Fred teve 31,14% dos votos, enquanto Mabel recebeu 27,66%. A candidata do PT na disputa, a deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT), ficou em terceiro lugar com 24,44% dos votos.
Veja o resultado em Goiânia no primeiro turno:
- Fred Rodrigues (PL): 31,14%
- Sandro Mabel (União): 27,66%
- Delegada Adriana Accorsi (PT): 24,44%
- Matheus Ribeiro (MDB): 6,81%
- Vanderlan Cardoso (PSD): 6,57%
- Rogério (Solidariedade): 3,14%
- Professor Pantaleão (UP): 0,24%
- Brancos: 2,87%
- Nulos: 4,08%
Sandro Mabel, de 65 anos, é empresário e administrador. Natural de Ribeirão Preto (SP), foi deputado federal por Goiás entre 1995 e 2015, por quatro mandatos. Eleito pela primeira vez pelo PMDB, foi líder da bancada do PL/PR. Em 2016, atuou como assessor especial então presidente Michel Temer. É presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). A vice da chapa é a Coronel Cláudia (Avante), da Polícia Militar. A chapa de Mabel é formada por União Brasil, MDB, Podemos, Avante, Agir, PRD e Republicanos.
Embora tenha ressaltado durante a campanha que era um candidato de direita, Mabel foi atacado por Bolsonaro. Há duas semanas, em visita a Goiânia, o ex-presidente chamou o empresário de “candidato da rosquinha”, em alusão à fábrica de biscoitos que leva o nome de sua família. No mesmo discurso, mesmo sem citar o nome de Caiado, o ex-presidente chamou o governador de “covarde” por conta de sua conduta na gestão da pandemia. Médico, Caiado defendeu vacinação e medidas sanitárias rigorosas contra a covid-19, o que o distanciou de Bolsonaro, de quem era aliado. O governador minimizou o ataque do ex-aliado e reiterou que é candidato a presidente em 2026.
Fred Rodrigues tem 39 anos. Natural de Goiânia, o empresário despontou com o bolsonarismo. Foi eleito deputado estadual em 2022, mas teve o mandato cassado em dezembro de 2023 por não ter apresentado prestação de contas referentes à eleição municipal de 2020, quando concorreu ao cargo de vereador. Entrou na corrida eleitoral deste ano após o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) desistir de lançar sua candidatura. Fred começou timidamente nas pesquisas, mas cresceu nas últimas semanas. Atuante nas redes sociais, atribui seu crescimento à passagem de Jair Bolsonaro pela capital goiana há duas semanas. Tem como candidato a vice o empresário Leonardo Rizzo (Novo).
Deixe um comentário