Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (24), véspera de Natal, mostra que 26% dos brasileiros afirmam que a quantidade de comida em casa não foi suficiente para alimentar suas famílias nos últimos meses. O percentual chega a 37% entre aqueles com renda mensal de até dois salários mínimos.
O índice é ainda maior entre aquelas famílias que recebem o Auxílio Brasil, programa social que substituiu o Bolsa Família. Nesse caso, o percentual chega a 39%, ante 22% entre aquelas que não se enquadram no benefício destinado aos mais pobres. A situação é mais dramática no Nordeste, onde 35% das pessoas relataram que foram afetadas pela fome. Nas demais regiões esse índice varia de 21% a 25%.
O Datafolha fez a seguinte pergunta aos entrevistados: “Nos últimos meses, a quantidade de comida na sua casa para você e sua família foi”.
Pessoas que recebem até dois salários mínimos responderam:
Mais do que o suficiente: 7%
O suficiente: 56%
Menos do que o suficiente: 37%
Leia também
Entre as que ganham entre dois e cinco salários mínimos, a resposta foi:
Mais do que o suficiente: 12%
O suficiente: 71%
Menos do que o suficiente: 17%
As pessoas que têm renda superior a cinco mínimos responderam:
Mais do que o suficiente: 23%
O suficiente: 74%
Menos do que o suficiente: 3%
Já entre os que recebem mais de dez salários mínimos, as respostas foram:
Mais do que o suficiente: 27%
O suficiente: 68%
Menos do que o suficiente: 5%
Para 89% dos entrevistados, a fome no país cresceu durante a pandemia. Outros 7% disseram que ficou igual e 3%, diminuiu.
A pesquisa foi feita de 13 a 16 de dezembro, com 3.666 brasileiros em 191 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima.
Deixe um comentário