Representantes de 92 entidades da sociedade civil e empresas de diversos setores assinaram nesta sexta-feira (2) a “Carta aberta de apoio à diversidade, ao respeito e à inclusão de pessoas Lgbt+ nos ambientes de trabalho brasileiros”. Elaborado pelo Fórum de Empresas e Direitos Lgbti+, pelo Instituto Diversidade e pelo escritório Out & Equal, o documento pede dos candidatos à presidência nas eleições o compromisso na defesa dos direitos fundamentais da comunidade.
Confira a seguir a íntegra da carta:
Na carta, as organizações explicam que políticas de inclusão de pessoas Lgbt+ não afetam apenas a imagem do governo, mas também o desempenho das empresas, atribuindo importância econômica a essas medidas. “Muitas empresas líderes de mercado têm demonstrado publicamente apoio à inclusão de pessoas Lgbt+. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, existe uma forte correlação positiva entre a inclusão Lgbt+ e a resiliência econômica”.
Esse impacto se dá não apenas por conta da melhora na imagem das organizações diante dos clientes, mas na sua própria capacidade produtiva. “Tais iniciativas têm efeito positivo na atração, no recrutamento e na retenção de pessoas, além de promover efetivamente uma cultura de colaboração, empatia, produtividade e inovação”, ressaltam. A integração da comunidade Lgbt+ e a valorização da diversidade se torna um fator necessário para que tenham bom resultado nos negócios.
Para alcançar tais resultados, as organizações consideram necessário o comprometimento dos candidatos com a pauta da inclusão. “À medida que a eleição de 2022 se aproxima, os valores que defendemos podem estar em jogo. Nossas ações serão testemunhadas pelo mundo inteiro, incluindo empresas que estão considerando investir ou fazer negócios no Brasil”, alertam.
Esse compromisso, de acordo com os signatários, já trouxe resultado anteriormente. “A primeira Declaração de apoio foi assinada em 2018 por corporações e organizações não governamentais que, juntas, empregam mais de 110.000 pessoas no Brasil, reafirmando a crença e o comprometimento dessas entidades com a diversidade e a inclusão de todas as pessoas no ambiente de trabalho, inclusive das pessoas Lgbt+.”, relembram.
Deixe um comentário