Durante o discurso de posse, nesta quarta-feira (1º), o prefeito Eduardo Paes (PDS), reeleito no Rio de Janeiro, confirmou a distribuição do emagrecedor semaglutida na rede municipal de saúde. A fórmula se popularizou sob a patente da marca Ozempic.
Paes assinou um decreto para criar um grupo de trabalho para implementar “um programa de combate à obesidade que já estabelece as bases para aquisição da semaglutida, o Ozempic, a partir da quebra da patente do medicamento”.
O prefeito fez uso do medicamento em seu processo de emagrecimento, no qual perdeu 30 quilos. Após o resultado, ele manifestou a intenção de distribuir o medicamento nas Clínicas da Família. Eduardo Paes defende a iniciativa como uma medida de saúde pública.
“Isso é muito importante. As pessoas falam sobre isso de maneira jocosa, mas é uma política de saúde pública contra a obesidade, que é um problema grave”, afirmou.
No decreto, publicado no Diário Oficial, o prefeito destaca os benefícios da semaglutida no tratamento da obesidade”, o que reflete na “melhora dos fatores de risco cardiometabólicos”.
Leia também
No primeiro dia do seu quarto mandato, o prefeito da capital fluminense assinou ao todo 46 decretos. Contemplando as áreas de segurança e civilidade; políticas públicas; gestão de alto desempenho; eficiência de gastos; desburocratização e ambiente de negócios.
Leia também: Conheça o perfil dos prefeitos e o novo mapa do poder no país