O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4% em relação ao terceiro trimestre de 2023 e 0,9% quando comparado ao trimestre passado. De acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (3), a alta foi puxada pelos setores de indústria e serviços, que cresceram em 0,9% e 0,6%, respectivamente, nos últimos três meses.
O IBGE informou também que o PIB de 2023, anteriormente um crescimento de 2,9%, foi revisto para 3,2%.
Quanto a essas mesmas áreas, comparados ao mesmo período no ano passado, os serviços cresceram em 4,1% enquanto a Indústria cresceu em 3,6%. Em ambas as épocas, a agropecuária sofreu uma perda de 0,9% no último trimestre e de 0,8% no último ano.
Nos quatro últimos trimestres, o crescimento acumulado da economia atingiu 3,1%, conforme os dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em termos correntes, o PIB chegou a R$ 3 trilhões.
Com esses resultados, tanto o PIB quanto o setor de serviços alcançaram novos recordes. No entanto, a indústria ainda está 4,7% abaixo do seu pico, que ocorreu no terceiro trimestre de 2013.
O crescimento de 0,9% no último trimestre foi inferior ao aumento de 1,4% registrado entre o primeiro e o segundo trimestres de 2024.