Cerca de dois terços dos brasileiros (64%) são a favor do fim da escala 6 X 1, onde o trabalhador tem um dia de folga para seis dias trabalhados. O dado é de pesquisa Datafolha realizada de 12 a 13 de dezembro e divulgada no final desta sexta-feira (28).
De acordo com o levantamento, 33% se declaram contra a mudança e 3% não souberam como responder. Entre homens, o apoio à redução cai para 58%; entre as mulheres, ele sobe para 70%.
O tema da redução da jornada 6 X 1 mobilizou as redes sociais no segundo semestre de 2024. Uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) protocolada pela deputada Érika Hilton (Psol-SP) propõe redução da jornada de trabalho semanal para quatro dias (4 X 3, portanto), com uma escala máxima de 36 horas trabalhadas.
O Datafolha também questionou os entrevistados sobre qual tipo de jornada apoiam:
- 70% são a favor da jornada de cinco dias de trabalho por semana. Uma minoria apóia as jornadas de quatro (7%) ou seis dias (17%).
- 82% são a favor de que a jornada diária máxima seja de oito horas.
- Para 58%, a jornada de trabalho precisa ser definida por lei. Outros 39% defendem que ela seja negociada entre patrão e empregado.
A pesquisa Datafolha foi realizada entrevistou 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 municípios do Brasil de 12 a 13 de setembro. A margem de erro é de até dois pontos percentuais para o total da amostra, com um nível de confiança de 95%.