A deputada Natália Bonavides (PT-RN) vai entrar com ação na Justiça contra o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, por incitação ao crime. Em comentário em programa de sua rádio nessa quarta-feira (15), Ratinho criticou um projeto de Natália e disse que deveriam pegar uma “metralhadora” para eliminar “esses loucos”.
“Incitar homicídio é crime! Ele coloca a minha vida e minha integridade física em risco. Ratinho ainda disse que eu fosse lavar as cuecas de meu marido. […] Essas ameaças e ataques covardes não ficarão impunes. O apresentador utilizou uma concessão pública para cometer crime. Vamos acioná-lo judicialmente, inclusive criminalmente”, disse a deputada petista.
O apresentador, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro, deu a declaração durante o programa “Turma do Ratinho”, da rádio Massa FM, ao comentar uma proposta apresentada pela parlamentar que acaba com a menção ao gênero nas cerimônias de casamento.
“Natália, você não tem o que fazer, não? Você não tem o que fazer, minha filha? Vá lavar roupa a caixa do teu marido, a cueca dele, porque isso é uma imbecilidade querer mudar esse tipo de coisa. Tinha que eliminar esses loucos. Não dá para pegar uma metralhadora, não?”, disse o apresentador.
Leia também
Não é surpreendente que a @natbonavides tenha sido atacada de maneira vil por um tipo como esse ratinho. Mas é lastimável que no Brasil a ameaça esteja sendo naturalizada, desde que Bolsonaro começou a fazer arminha pra todo lado, como se fosse bacana. Meu apoio à deputada. https://t.co/eXC62zwcKn
— Marcia Tiburi (@marciatiburi) December 16, 2021
Publicidade
O projeto de Natália propõe alteração no Código Civil para acabar com o uso da frase “eu vos declaro, marido e mulher”. A proclamação seria feita da seguinte maneira: “de acordo com a vontade que acabam de declarar perante mim, eu, em nome da lei, declaro firmado o casamento”.
Na justificativa da proposta, Natália Bonavides defende a mudança na redação do texto lido no casamento civil como uma forma de evitar constrangimento a casais homoafetivos.
“Não basta o reconhecimento do direito ao casamento. Sem a adequação da cerimônia, casais homoafetivos têm sido submetidos a constrangimentos que são verdadeiras violações de direitos. Por isso, é urgente que o Código Civil seja modificado no sentido de assegurar a igualdade de tratamento para a diversidade de casais”, argumenta a deputada. O Projeto de Lei 4004/2021 foi apresentado em 11 de novembro e aguarda despacho da Mesa Diretora da Câmara para começar a tramitar.
A deputada ganhou manifestação de solidariedade de políticos e personalidades de vários partidos e áreas. “Não é surpreendente que a
@natbonavides tenha sido atacada de maneira vil por um tipo como esse ratinho. Mas é lastimável que no Brasil a ameaça esteja sendo naturalizada, desde que Bolsonaro começou a fazer arminha pra todo lado, como se fosse bacana. Meu apoio à deputada”, escreveu a escritora Márcia Tiburi, uma das principais referências da luta feminista no país. Companheiro de partido de Natália, o ex-presidente Lula também foi às redes se solidarizar com a parlamentar. “Querida companheira deputada @natbonavides. Inaceitáveis as falas machistas e de incitação à violência de gente atrasada. Lugar das mulheres é onde elas quiserem, inclusive na política, que precisa de mais pessoas de luta e fibra como você.”
Veja a íntegra do PL 4004, criticado por Ratinho
51% das mulheres já sofreram violência em ambiente político, aponta pesquisa
Deixe um comentário