Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (20) mostra que, para a maioria da população, o racismo é difundido na maior parte da população brasileira. O levantamento indica que, para 59% dos brasileiros, a maior parte da população é racista. Outros 5% acreditam que todos são racistas.
A percepção de racismo é mais forte entre os que se declaram como pretos e mais baixa entre os que se dizem brancos, embora estas variações estejam dentro das margens de erro da pesquisa. Veja os resultados abaixo.
Esta quarta-feira marca a primeira vez em que o Dia da Consciência Negra é celebrado como um feriado nacional. Saiba mais aqui.
- Leia também: Câmara aprova aumento de cotas em concursos antes do Dia da Consciência Negra. Texto volta ao Senado
Outros resultados
Leia aqui outros dados da pesquisa Datafolha:
Leia também
- 56% dos brasileiros que se autodeclaram pretos consideram que já foram alvo de discriminação por causa da cor. O número cai para 17% entre pardos e para 7% entre brancos.
- Para 45% dos brasileiros, o racismo tem aumentado nos últimos anos. Para 35%, ficou igual e, para 20%, diminuiu.
- A maior parte da população (56%) considera que o racismo está mais presente nas atitudes das pessoas. Para 27%, ele se manifesta mais nas estruturas institucionais. Outros 13% veem os dois lados com peso igual, enquanto 4% não sabem.
Para a realização da pesquisa, o Datafolha entrevistou 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 113 municípios de 5 a 7 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para os dados gerais da pesquisa. Quando se toma apenas um segmento dos entrevistados, a margem de erro sobe: 5 pontos para pretos, 4 pontos para brancos e 3 pontos para pardos.