Viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (11) um vídeo em que mulheres presas por participação nos atos golpistas do último dia 8 reclamam das condições do banheiro e da comida servida na Academia Nacional de Polícia Federal. As presas alegam que o banheiro parece um “chiqueiro” e que foram oferecidas a elas “marmita de cadeia”, que nem “cachorro come”. E pedem socorro aos “direitos humanos”, à ex-ministra e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF), à deputada Carla Zambelli (PL-SP) e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. “Damares, socorro, Damares. Socorro, Carla Zambelli. Nos ajudem. Michelle Bolsonaro, te mexe, mulher!”
Veja o vídeo:
Uma das mulheres reclama que um policial não liberou cobertor para todos durante a madrugada e sugeriu que os presos dormissem abraçados. “Aqui ninguém é milico para estar se abraçando um no outro, fazendo tarefinha de guerra, treinamento de guerra. A gente não é treinado para estar passando por isso. A gente precisa de respeito”, diz.
Leia também
Cerca de 1,5 mil pessoas foram presas entre domingo e segunda-feira acusadas de participar da invasão e depredação ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal. Mais de 500 – grupo composto por idosos, mulheres acompanhadas de crianças e pessoas com comorbidades – foram liberadas ontem. Os demais foram transferidos da Academia para os presídios da Papuda (masculino) e Colmeia (feminino).
Relatório feito pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ao qual o Congresso em Foco teve acesso desmente as fake news de que os presos estavam sendo maltratados na Academia. Segundo os inspetores, todos recebiam assistência jurídica, de saúde e religiosa. Havia hospital de campanha e ambulâncias à disposição de quem passasse mal. Os presos ficavam com seus pertences pessoais, inclusive aparelho celular e barracas.
PublicidadeMuitas das pessoas presas estavam acampadas desde 30 de outubro na Praça dos Cristais, em frente ao quartel-general do Exército, onde também dormiam sob barracas e usavam banheiro químico.
Comida de cadeia ruim mesmo! As vezes vem com larvas e estragada. É isso aí! Acho que não deveriam dar nem isso prá vcs. Os presos das cadeias são dezenas de vezes melhores que vcs terroristas. Direitos humanos? Vcs num são contra. “Bandido bom é bandido morto”. O lema de vcs num é esse. Pau que dá em Chico da em Francisco.