O deputado federal Abílio Brunini (PL) foi eleito para prefeitura de Cuiabá. O candidato teve 53,80% dos votos e já não pode mais ser ultrapassado. Adversário no pleito, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) teve 46,20%. A capital mato-grossense, junto com Fortaleza, reprisa o embate entre PL e PT que marcou as eleições presidenciais de 2022. Diferentemente do pleito anterior, o candidato bolsonarista saiu vitorioso.
Veja os números:
- Abílio Brunini (PL): 53,80%
- Lúdio Cabral (PT): 46,20%
- Brancos: 1,47%
- Nulos: 2,19%
Abílio Brunini é natural de Cuiabá. Aos 39 anos, é arquiteto e exerce seu primeiro mandato como deputado federal. Em 2016, foi eleito vereador na capital mato-grossense pelo PSC. Na Câmara dos Deputados já se envolveu em polêmicas por conta de seu comportamento. Foi denunciado ao Conselho de Ética, e absolvido posteriormente, por transfobia em relação à deputada Erika Hilton (Psol), durante reunião da CPMI do 8 de Janeiro. Abílio chegou a ser expulso de audiência da comissão após se envolver em bate-boca e interromper a deputada Duda Salabert (PDT-MG), também transexual. O candidato do partido de Jair Bolsonaro tem como vice em sua chapa a Coronel Vânia (Novo).
O Congresso em Foco compilou em vídeo as principais confusões do parlamentar. Em um ano e nove meses de mandato, o deputado ganhou maior projeção pelas confusões em que se meteu do que por sua atuação parlamentar. A primeira delas ocorreu antes mesmo de ele ser empossado. Em 11 de janeiro de 2023, ele fez uma live no Salão Verde da Câmara em que minimizou os estragos provocados pela invasão e depredação do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto
- Leia mais sobre as eleições 2024