O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta segunda-feira (27), a indicação de Caio Paes de Andrade como o novo presidente da estatal. Paes de Andrade foi indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e será o quarto presidente da empresa desde o início do governo.
A indicação foi aprovada por sete votos a três. Votaram a favor os cinco conselheiros da união e dois representantes dos acionistas minoritários. Os três votos contrários foram dos conselheiros minoritários.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
Caio Paes de Andrade substituirá José Mauro Coelho. Indicado pelo governo, Coelho assumiu o cargo no dia 14 de abril e foi demitido no dia 24 de maio.
Confira o anúncio da nomeação de Caio Paes de Andrade:
PublicidadeEnquanto a indicação de Paes de Andrade era analisada, Coelho continuou no cargo, sendo pressionado pelo Palácio do Planalto e pelo Congresso Nacional por conta do aumento dos combustíveis.
Coelho renunciou ao cargo na última segunda-feira (20), o que agilizou a análise do novo indicado do governo. Diretor-executivo de Exploração e Produção da estatal, Fernando Borges assumiu como interino.
A Petrobras começou o governo Bolsonaro sob o comando de Roberto Castello Branco, presidente da empresa até abril de 2021. Foi sob a gestão do seu sucessor, o general Joaquim Silva e Luna, que os preços dos combustíveis começaram uma escalada contínua. Silva e Luna foi o presidente da estatal até abril deste ano, substituído por José Mauro Coelho.