Sabe-se lá se a história é verdadeira ou não. Mas entrou no imaginário brasileiro como um enorme exemplo da sabedoria popular. É uma das maiores lendas do futebol brasileiro, tão forte que virou uma espécie de ditado.
A lenda diz que, na preleção para o jogo do Brasil contra a União Soviética na Copa de 1958, o técnico Vicente Feola emendou uma interminável série de recomendações sobre quem marcava quem, quem recuava para que o outro avançasse, quem cruzava, quem recebia, etc. Na prancheta, tudo parecia solucionado. Foi quando Garrincha, com seu jeito de ingênua malandragem, teria feito a pergunta que virou lenda: “O senhor combinou com os russos?”
Na busca por ampliar as suas chances para além das bases tradicionais de esquerda do PT e seus aliados tradicionais, o candidato do partido à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, vem costurando apoios ao centro e à direita. Fica a pergunta: ele “combinou com os russos”?
A íntegra deste conteúdo é exclusiva para assinantes do Congresso em Foco Insider, serviço de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
Leia também
Deixe um comentário