A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou, nesta quarta-feira (22), uma agenda institucional com demandas do setor. O objetivo do documento é fomentar o desenvolvimento empresarial, econômico e social.
A Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo foi construída de maneira coletiva, contando com o apoio de mais de 2 mil pessoas.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
“A Agenda Institucional foi criada a partir da necessidade de relacionar os temas de interesse do comércio de bens, serviços e turismo, do Sesc e do Senac, em conformidade com o que é monitorado, prioritariamente, pela CNC, nos âmbitos dos Poderes Executivo e Legislativo”, afirmou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
O documento deverá ser utilizado como um guia para nortear a construção de políticas e estratégias para impulsionar o setor empresarial. “As propostas contidas no documento têm o intuito de contribuir com as políticas públicas, sempre com base no trinômio de segurança jurídica, livre imprensa e democracia, que tanto prezamos”, destacou Tadros.
Entre os pontos levantados para aumentar a competitividade do setor, agenda destaca a necessidade da diminuição da carga tributária, a desburocratização, o controle da inflação, a implementação de novas tecnologias, e a flexibilização da legislação trabalhista e do licenciamento ambiental.
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), esteve presente no evento de lançamento da agenda. Em seu discurso, Bolsonaro afirmou ter a intenção de recriar o Ministério da Indústria e do Comércio, que seria chefiado por um representante indicado pelo setor.
Bolsonaro elogiou a atuação do setor e defendeu o livre mercado. “Entendo que um Banco Central independente é importante. Hoje temos um PIB fantástico e subimos para a 10ª economia do Mundo. Quem leva isso para a frente são vocês. Meu trabalho é não atrapalhar”, ressaltou.
Confira a íntegra da agenda: