O ex-presidente Lula (PT), que neste domingo foi eleito para um terceiro mandato presidencial, foi o grande vencedor no Nordeste neste segundo turno. Lula venceu a eleição com 50,90% dos votos válidos contra 49,10% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputava a reeleição. O petista foi unanimidade em todos os nove estados da região. No Nordeste, a vantagem foi maior que a média nacional. O petista teve 69,34% desses votos contra 30,66% – única região em que ele superou o presidente e o ajudou a garantir um novo mandato.
O Congresso em Foco fez um levantamento da “contramão” deste cenário, registrando os municípios nordestinos em que Bolsonaro saiu vencedor. Foram somente 20 no total. O estado de Alagoas foi o que teve mais municípios alinhados ao bolsonarismo: foram 13 cidades, incluindo a capital Maceió, que deu a Bolsonaro 57,18% dos votos válidos contra 42,82% de Lula. Na média geral, no entanto, Lula manteve a vantagem em Alagoas. No estado, o petista teve 58,68% (976.831 votos) contra 41,32%(687.827 votos) de Bolsonaro. Em estados como Ceará, Paraíba, Piauí e Sergipe, Lula foi vitorioso em todos os municípios (ver quadro abaixo da matéria).
Leia também
O cientista político Alex Ribeiro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), defende que não se trata apenas de “ilhas bolsonaristas”, quando se fala das vitórias de Bolsonaro em alguns municípios. Ele ressalta que esses resultados estão relacionados com a dinâmica das alianças locais. “Se formos analisar a geografia do voto, o mapa eleitoral, pelo menos das últimas eleições, podemos enxergar que a mudança de um voto demora, ela não é a curto prazo. A análise do voto mostra que as regiões Norte e Nordeste votam preferencialmente no PT”, destacou.
“As outras regiões do Brasil votam [sobretudo Sudeste e Sul], majoritariamente, em candidatos anti-PT. Antes, eram os tucanos e agora Bolsonaro assumiu esse voto”, disse o cientista político, ao afirmar que mesmo com a investida do presidente Bolsonaro, a região não encampou a bandeira de seu governo. “O Nordeste vota no PT porque enxerga políticas públicas em que a região foi beneficiada nos anos, sobretudo, do governo Lula. Então, para ingressar nessas regiões, sejam partidos de centro-direita ou Bolsonaro, ela demora certo tempo e não tem muito sucesso”.
Confira o levantamento:
Alagoas
Bahia
PublicidadeMaranhão
Pernambuco
Rio Grande do Norte
Estados em que Lula venceu em todos os municípios