O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou na manhã desta quarta-feira (31) que o astronauta brasileiro Marcos Pontes será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. O anúncio foi feito pelo Twitter do novo presidente. Durante a campanha, Bolsonaro já havia anunciado que Pontes seria indicado para o cargo.
Comunico que o Tenente-Coronel e Astronauta Marcos Pontes, engenheiro formado no ITA, será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. É o quarto Ministro confirmado!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 31 de outubro de 2018
Marcos Cesar Pontes, 55 anos, é tente-coronel da Força Aérea Brasileira e foi o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, na missão batizada “Missão Centenário”. Nestas eleições, ele disputou como segundo suplente do senador Major Olímpio (PSL-SP).
Ele é o quarto ministro confirmado para o governo Bolsonaro. Além do astronauta, o economista Paulo Guedes vai assumir o Ministério da Economia – que deverá ser a junção das pastas Fazenda, Planejamento e Indústria, Comércio Exterior e Serviços –, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) será o chefe da Casa Civil e o Augusto Heleno ficará à frente do Ministério da Defesa.
Leia também
Na segunda-feira (31), Bolsonaro disse em entrevistas às emissoras de televisão que pretende convidar o juiz da Lava Jato, Sergio Moro, para o cargo de ministro da Justiça ou à uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente eleito também sinalizou que o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), condenado em primeira instância por corrupção, deverá fazer parte de seu governo.
Parabéns ao Ten. Coronel Marcos Pontes!
Me parece que Alberto Fraga foi pura especulação do próprio. Bolsonaro desmentiu o convite e o próprio também já declarou para a imprensa que sabe que não tem como participar do governo.
Ainda bem, porque nós eleitores queremos o cumprimento das promessas, principalmente contra a corrupção e os privilégios.
Será que agora a tecnologia de estocar o vento sai do papel?
Tomara que faça um bom trabalho.