Um grupo de artistas, que inclui as atrizes Sonia Braga, Zezé Polessa, Leticia Sabatella, o ator Vladimir Brichta e o cantor Caetano Veloso, pede explicações para a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, sobre empresas que compraram pacote de disparo de mensagens contra o PT nessas eleições.
Ontem, o jornal Folha de S.Paulo revelou um esquema em que empresas contrataram pacotes de disparo de mensagens de conteúdo contra o PT no WhatsApp. A prática configura doação de campanha por empresas, portanto, é crime eleitoral.
“Prezada ministra Rosa Weber, desde o princípio das eleições estamos tendo que conviver com esses crimes eleitorais”, diz a atriz Sonia Braga. Ela cita o caso em que o filho do candidato Jair Bolsonaro (PSL), Eduardo Bolsonaro, pede para os eleitores filmarem a cabine de votação – prática que também configura crime eleitoral – e a notícia do “kit gay” usada pela campanha de Bolsonaro contra Fernando Haddad (PT) e que foi comprava ser falsa. “Senhora ministra, qual a posição do TSE? Nós estamos aguardando, nós queremos o melhor para o Brasil, nós queremos justiça”, diz a atriz.
Leia também
“Então ministra Rosa Weber, qual a sua reação a esses escândalos de fake news e crimes eleitorais?”, questiona Caetano Veloso.
A atriz Zezé Polessa diz que comprar fake news com dinheiro de caixa 2 para ganhar eleição é um ato ilícito. “Como cidadã desse país, senhora ministra Rosa Weber, eu espero uma resposta sua”, pede a artista.
“Ministra Rosa Weber, me permita uma pergunta. Criar as fake News, as notícias falsas, e espalha-las através do WhatsApp para manipular a opinião pública não constitui crime eleitoral?”, diz Vladimir Brichta.
PublicidadeOs vídeos foram publicados na página do Facebook #342Artes. Apoiadores de Bolsonaro responderam os posts com fotos do candidato com a faixa presidencial e com críticas aos artistas.
“Excelentíssima ministra Rosa Weber, houve uma promessa do TSE de que iria combater com muito afinco as fake news durante a campanha eleitoral. Diante dessa revelação de que houve caixa 2 envolvendo financiamento de empresas para que houvesse essa enxurrada de tantas mentiras, de tanta falsidade na campanha eleitoral, qual vai ser a medida para que possamos ter um processo retomado de democracia?”, gravou a atriz Leticia Sabatella.
Ontem, após a revelação, o PT entrou com um pedido de investigação no TSE por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. O partido também pede que o tribunal torne o candidato do PSL inelegível. O Psol também entrou com uma representação para que a Justiça Eleitoral imponha regras à plataforma de mensagens WhatsApp.
Não tinha reconhecido a Sonia “Rouanet” Braga na foto. Esses “artistas” filhotes da Rouanet deveriam criar vergonha na cara e devolver pelo menos parte da grana que embolsaram, na forma de alguma coisa util a sociedade.
O que? Isso nao tem graca ne? Faltariam as festas de casamentos de filhas de ministros e premiações nas gringa, o “gramur”, as artes modernas do queermuseum, os festivais axe e sertanejo, eita!!!
#ROUBANETLIXONUNCAMAIS
Filhotes da Rouanet não desistem jamais. Criem vergonha nessa cara de pau e devolvam pelo menos um pouco seja em R$ ou em algo util à sociedade!!!
Ah isso não tem graça né!!!
Festas viagens shows livros queermuseu casamentos axe sao mais interessantes!
#ROUBANETNAO
Daqui a pouco a Letícia Mortadela vai dizer que o petrolão e os 14 milhões de desempregados são fake news do zap kkkk
Gentinha sem expressão, totalmente irrelevantes pra sociedade brasileira, afinal, fazer palhaçada num palco não acrescenta nada pra ninguém. É melhor JAIR desmamando.
Indignação seletiva. Visitem uns sites esquerdopatas ( BRASIL 247, TIJOLAÇO, ESQUERDA DIÁRIO ) entre outros e vocês vão ver o que é fake news de verdade . Idolatria a bandido preso.
Artistas? Chamam “isso” de artistas?
Porque será que não há empresários apostando neste marmita de corrupto preso?
Expliquem, Vermes PeTistas!!
Eu sei porque: Acontece que ninguém mais acredita neste BANDO de ladrões, exceto os insanos, doentes e coniventes com o crime.
ACABOU! Agora é Bolsonaro Presidente.
São os mesmos artistas de sempre, que estavam calados enquanto o PT destruía o país.
É uma hipocrisia gigantesca se apresentarem como se estivessem preocupados com crime eleitoral. Se fosse o caso, jamais votariam no PT, comprovadamente abastecido com centenas de milhões de reais de caixa 2 nas últimas eleições. Se estivessem preocupados com a delinquência se espantariam não com um boato infundado publicado irresponsavelmente pela Folha, mas com os bilhões que os petralhas desviaram das estatais.
Se estivessem preocupados verdadeiramente com ética e decência, não votariam no marmita de presidiário, com 32 processos nas costas..
Só falta Zé de Abreu aparecer cuspindo em todo mundo
E tentando intimidar uma mulher (Regina Duarte) a votar como ele manda. Claro que nesse caso as feministas silenciam…
Crime Eleitoral é distribuir santinho à população mais humilde com a foto do Luladrão dizendo que ele que é o candidato do PT.
Fake News é o próprio candidato do PT e sua vice (a que estuda o “evangélio”).
Enxurrada de artistas “tentando” pressionar a ministra do TSE configura-se “ameaça”, de mesma intensidade da que segundo foi noticiado dias atrás ter sido feita por alguém através de mensagem. Aliás até hoje não trouxeram a público quem fez tal ameaça. Seria mais uma Fake News?