O resultado da pesquisa eleitoral da Quaest para o segundo turno na cidade de Fortaleza (CE) identificou um empate entre os candidatos André Fernandes, do PL, e Evandro Leitão, do PT, ambos com 43% de intenções de voto. O levantamento foi realizado por consulta de 900 eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro foi estimada em três pontos percentuais.
Esta é a primeira pesquisa da Quaest para o segundo turno na capital cearense, e indica o crescimento do eleitorado de Evandro Leitão, que ficou em segundo lugar no primeiro turno, com 34,33% dos votos, contra 40,20% de Fernandes, que ficou na liderança. Eles agora disputam principalmente pelos votos do atual prefeito, José Sarto, do PDT, e do ex-candidato Capitão Wagner, do União. Juntos, eles contabilizaram 23,15% do eleitorado.
Os entrevistados que declararam apoio a Fernandes são, em sua maioria, homens evangélicos que votaram em Jair Bolsonaro na última eleição presidencial. Evandro Leitão, por outro lado, lidera entre mulheres, eleitores do presidente Lula e seguidores de outras religiões, em especial católicos.
Leia também
A margem de indecisão entre entrevistados foi pequena: 4% não sabem em quem votar, e outros 10% estão entre brancos e nulos. O levantamento está cadastrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo código CE-01540/2024.
Leia também: PSB paulista libera eleitores, mas recomenda voto em Boulos