A última pesquisa do instituto Paraná Pesquisas revelou uma ligeira vantagem do vereador Tite Campanella, do Cidadania, na disputa para a prefeitura de São Caetano do Sul, município que compõe a região do ABC Paulista, berço de origem eleitoral do presidente Lula no estado de São Paulo. Campanella apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, e é aliado próximo do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), outro concorrente do PT no ABC.
A pesquisa estimulada do instituto recebeu 27,7% das intenções de votos para Campanella. Em segundo lugar, está Fabio Palacio, do Podemos, com 23,1%. A terceira posição é da atual secretária de saúde do município, Regina Maura, com 20,2%. Ela preside o diretório do PSDB no município, partido federado ao Cidadania. Os outros quatro candidatos acumulam, juntos, 12,3% das intenções.
Para além da vantagem pessoal de Campanella, o levantamento também apontou para uma tendência de vantagem de quem quer que seja o candidato apoiado por Jair Bolsonaro. Ao questionar eleitores sobre se votariam no candidato apoiado por determinado político, 27,8% afirmaram que com certeza votariam na indicação do ex-presidente, 26% que poderiam votar e 42,9% que jamais votariam. No caso de Lula, esses índices são, respectivamente, 17,2%, 20,8% e 57,7%.
Deixe um comentário