Após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, começa a ser desmontado o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano, em Brasília. Um grande número de policiais militares está no local. O ministro também afastou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do cargo por 90 dias. Segundo Moraes, houve conivência e possível acobertamento dos atos por autoridades responsáveis pela segurança.
O ministro do STF ordenou a desocupação e o desmonte total de acampamentos, em 24 horas; a desobstrução de rodovias em todo território nacional; a apreensão e bloqueio de ônibus com manifestantes, e a proibição do ingresso no DF de novos ônibus e caminhões com golpistas. De acordo com balanço divulgado até o final da noite desse domingo, 300 pessoas foram presas por participação nos atos antidemocráticos.
Veja a íntegra da decisão de Moraes
Soldados do Exército equipados com escudos chegaram a impedir uma operação da Polícia Militar do Distrito Federal, na noite desse domingo (8), para desmobilizar o acampamento na Praça dos Cristais. Além de formar uma barreira, eles usaram dois veículos blindados para barrar a entrada dos PMs.
Leia também
A operação policial foi determinada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. O Exército alegou que a área é de responsabilidade da força e que, por isso, não caberia aos policiais militares a retirada dos acampados.
Várias viaturas foram até o local depois da invasão e dos ataques de bolsonaristas aos prédios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, promovidos por pessoas acampadas em frente ao QG do Exército.
PublicidadeO presidente Lula determinou intervenção federal na área da segurança pública no Distrito Federal, nomeando o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, para a função.
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro acampam a área desde 30 de outubro e não aceitam o resultado das eleições. Eles pedem intervenção militar.
Acompanhe tudo sobre o domingo de terrorismo em Brasília
Excellent goods from you, man. I’ve be mindful
your stuff prior to and you’re simply too great.
I really like what you have acquired here, really like what you are stating
and the way in which wherein you assert it. You
are making it entertaining and you still care for to stay it wise.
I cant wait to read far more from you. That is actually a wonderful site.