Marcos Botelho *
No Antigo Testamento estão figuradas as quatro grandes categorias sociais vistas pelos profetas como foco privilegiado de sua ação espiritual no mundo. São elas: o órfão, a viúva, o estrangeiro e o pobre. O Novo Testamento, ao narrar a vida de Jesus, iria enfatizar e elevar a importância desse preceito já verificado nos primeiros profetas.
Menciono a atenção conferida pela fé cristã ao socorro dos oprimidos porque entendo que a expectativa da nossa comunidade de fé em relação ao próximo governo passa por ela. Sendo a justiça social um valor que constitui uns dos pilares da essência da fé cristã, o que podemos esperar do próximo governo é que ele cumpra as promessas realizadas ao longo da campanha, de ser um governo mais justo, voltado para o oprimido.
Nossa expectativa vai ao encontro do êxito do próximo governo na realização de suas promessas. Esperamos investimentos na rede de saúde pública, com ampliação de farmácias populares que reduzam os custos com medicamento da população mais necessitada, esperamos investimentos na educação e cultura, esperamos que o Brasil saia novamente do mapa da fome, que o desemprego seja combatido e a inflação controlada, em suma, que o problema da miséria seja enfrentado na raiz.
Leia também
O investimento de nossa expectativa deveria recair nesse ponto porque é nele que incide a chance de haver uma conciliação de fato entre a esquerda e os evangélicos. A justiça social parece ser a chave de ouro para a conciliação das esquerdas com os evangélicos. Por isso, não me parece um bom caminho para o próximo governo a adesão às disputas em torno da pauta moral.
Nossa comunidade de fé, por sua vez, precisa compreender que o sucesso do próximo governo na frente social trará alegria e bem-estar para os oprimidos, para a nossa comunidade, e isso mesmo no caso de o próximo governo não atender às expectativas concernentes à pauta de costumes. Mas para que essa compreensão seja facilitada e difundida entre os evangélicos, será preciso que Lula consiga apresentar a tempo os resultados palpáveis de sua gestão no campo social. Que Deus permita que ele consiga.
* Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
* Marcos Botelho é formado em teologia pela Faculdade Latino-Americana FLAM (1999-2002) e pós-graduado em Teologia Urbana na UniFil (2004-2006) Desde 1999 faz parte de quadro de missionários da Missão Jovens da Verdade. Fundador Rock no Vale e GLOCAL. Professor de Hermenêutica Bíblica desde 2005, e diretor da Faculdade Latino-Americana em Teologia FLAM (2022) Pastor titular da Igreja Presbiteriana Comunidade da Vila em São Paulo e CEO da Glocal Aceleradora Social no Largo da Batata. Ele está presente no Instagram e no YouTube.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.
Deixe um comentário