A BBC News, veículo oficial de comunicação do governo britânico, confirmou a morte da rainha Elizabeth II, chefe de Estado do Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e demais monarquias que compõem a Comunidade Britânica. Elizabeth foi a rainha com maior reinado na história da Inglaterra, exercendo a função desde 1953. Com a sua morte, a coroa passa ao seu filho mais velho, Charles, até então príncipe de Gales.
Além de ter seu reinado marcado pela longa duração, Elizabeth foi a última monarca do Império Britânico. Com mais de 33 milhões de km² em seu auge, o império britânico foi o maior da história, com colônias espalhadas no Caribe, África, Ásia e enclaves em pontos estratégicos para o comércio no mar Mediterrâneo. O império chegou, em 1913, a possuir territórios em todos os fuso-horários no mundo, dando origem à máxima “o sol nunca se põe no Império Britânico”.
Elizabeth II foi coroada em um momento em que o império ainda contava com grande parte de suas colônias. O elevado custo para manutenção de territórios, que em grande parte desejavam independência, e as dívidas deixadas pelas duas guerras mundiais obrigaram a coroa e o parlamento britânico a abrir mão de suas colônias, em um processo que durou as últimas décadas do século XX.
Leia também
Em julho de 1997, no 44º ano de reinado de Elisabeth II, o Reino Unido perdeu sua última colônia na Ásia ao entregar a cidade de Hong Kong ao governo chinês. A perda de sua influência direta global marcou oficialmente o fim do Império Britânico.
Parte das ex-colônias, porém, mantiveram o reconhecimento oficial de Elizabeth como sua rainha, adotando a monarquia parlamentar como sistema de governo. Estas, junto com outras que preferiram o modelo republicano, formam o bloco diplomático e econômico da Comunidade Britânica, com o total de 56 países. Assim como na Inglaterra, esses países também passam a ter o príncipe Charles como novo monarca.
Elizabeth II morreu na Escócia, em um castelo pessoal, em seu 69º ano de reinado, aos 96 anos de idade. Charles passa a assumir o reinado com 73 anos.
Deixe um comentário