O Itamaraty divulgou um comunicado sobre o cancelamento de voos para Portugal, promovido pelo governo de Lisboa. De acordo com a pasta, a decisão é uma “resposta ao aumento do número de casos de covid-19 naquele país e não em função da situação no Brasil.”
A explicação, segundo nota da noite desta quarta-feira (27), veio do ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, em conversa por telefone com o chanceler Ernesto Araújo.
Portugal vem atravessando a pior fase da pandemia, e registrou 15.073 novos casos e 293 mortes nesta quarta. O Brasil registrou 64.895 novos casos e 1.319 mortes no mesmo dia.
As restrições passam a valer a partir desta sexta-feira (29) e se estendem até pelo menos meados de fevereiro. Todos os voos entre os dois países, que conectam diversas cidades brasileiras às cidades do Porto e de Lisboa, ficam suspensos.
Outros países como Colômbia, Peru e Reino Unido já cancelaram voos com o Brasil após a descoberta de uma mutação do vírus, mais transmissível, no estado do Amazonas.
> Associação promete vacina contra covid-19 para juízes e familiares no RS
É por causa das mutações do corona virus existentes no Brasil. O Itamaraty tem que mentir até a respeito disso? No momento os voos do Brasil são proibidos em vários países.
É por causa das mutações no corona virus existentes no Brasil. O Itamaraty tem que mentir até a respeito disso? No momento os voos do Brasil são proibidos em vários países.