Na nossa coluna de hoje no Congresso em Foco, o professor e vice-diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Goulart Menezes, repercute como a eleição do republicano Donald Trump terá força para o avanço da extrema direita pelo mundo, inclusive reavivando a direita radical no Brasil, que já vem fortalecendo suas bases no Senado.
Contrariando as expectativas, o ex-presidente Trump retornou à Casa Branca em meio à condenação e processos criminais ainda em aberto, mas com uma possível vantagem sobre os democratas que trocaram os candidatos com quatro meses na reta final de campanha: o então presidente norte-americano Joe Biden pela sua vice Kamala Harris.
Roberto Goulart relembra que quando Trump deixou a presidência, em 2021, a imagem dele ficou desgastada com os processos judiciais e a insurreição que instigou em 6 de janeiro daquele ano. Apesar disso, a sua influência entre o eleitorado negro e latino despontou.
Os republicanos não só conseguiram eleger um presidente da República, como também já são maioria no Senado, seis, e faltam garantir 12 cadeiras na Câmara dos Deputados. Além disso, a agenda da extrema direita avança pelo mundo com Trump, articulando e fortalecendo sua base política em países como Espanha, Portugal, Turquia, Brasil, Chile e até mesmo na Índia.
Leia também
Acompanhe nos tópicos abaixo o aprofundamento da conversa:
– De um empate técnico nas pesquisas, o que tornou possível a eleição de Donald Trump
– Como a extrema direita de Ronald Regan, da década de 1980, ressurge neste século com Trump
– De empresário a presidente, o que esperar do 2° mandato agora que Trump sabe operar a máquina
– A relação entre o 06/01 no EUA e o 08/01 no Brasil
– Como a extrema direita está se articulando nas Américas, sobretudo visando o México.
– A eleição de Trump poderá reavivar Bolsonaro ou aliados para a próxima eleição brasileira em 2026?
– A relação entre Trump e Elon Musk, redes sociais como máquinas de manipulação
– Avanço da extrema direita no Senado brasileiro; o que têm sido feito para fortalecer futuros projetos de lei
Assista à entrevista no Youtube:
Ouça no Spotify:
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br