O jogador brasileiro de futsal Jonatan Santiago, que teve sua fuga de Kiev noticiada antes pelo Congresso em Foco, conseguiu escapar da Ucrânia na manhã desta sexta-feira (4). Jonatan foi abandonado na capital ucraniana pelos demais jogadores de seu time, e precisou atravessar metade do país de carro junto a mais dois brasileiros em meio à guerra para conseguir chegar em segurança à Polônia.
A viagem começou na última terça-feira (1º), quando uma equipe de diplomatas do Ministério das Relações Exteriores conseguiu três carros para transportar Jonatan e os demais brasileiros para fora do país. No caminho, parou nas cidades de Ternopil e Lviv, portas de saída da Ucrânia onde o trânsito está ainda obstruído por conta do grande fluxo de refugiados tentando escapar da guerra.
Uma vez na Polônia, Jonatan foi recebido em um ponto de apoio para refugiados na fronteira com o país. “É bem legal, tem toda uma organização aqui para cuidar das pessoas que passam aqui. (…) É bem legal essa atitude dos poloneses de ajudar”, registrou em suas redes sociais ao chegar na fronteira, onde se reuniu com outros brasileiros resgatados.
Leia também
Jonatan agora se encontra a caminho de Varsóvia, capital da Polônia. “Estou aliviado, depois de finalmente poder me sentir seguro, sem passar aviões de caça por cima da cabeça, bombas, alarmes, sirenes. É um alívio”, afirmou. Junto com ele, seguem no ônibus outros brasileiros que também escaparam da Ucrânia.
Uma vez em Varsóvia, o jogador não pretende retornar imediatamente ao Brasil. Jonatan tem uma filha pequena vivendo em Moscou, capital da Rússia, no outro lado da guerra. Antes de retornar ao Brasil, ele pretende organizar um plano para conseguir tirar sua filha de lá. Ele afirma que até o momento a filha está bem, e consegue manter contato por telefone.
Deixe um comentário