O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou, nesta quinta-feira (9), que conseguiu chegar a um acordo junto ao governo israelense para a inclusão de brasileiros na lista de pessoas autorizadas a cruzar a fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel na sexta-feira (10). A liberação se deu após mais de uma semana de esforço diplomático brasileiro.
A tentativa de repatriação dos brasileiros que habitam as quatro cidades que formam a Faixa de Gaza se deu desde o início do recente conflito entre Israel e Hamas, que começou no dia 7 de outubro. O plano inicial do governo, diante do cerco israelense à região, era negociar a saída dos brasileiros pela fronteira com o Egito. O governo egípcio, porém, segue publicando listas de liberações sem critérios claros de escolha das nacionalidades.
No lado israelense, um acordo chegou a ser desenhado para que Israel liberasse a saída dos brasileiros na quarta-feira (8), mas a chancelaria local alegou não ter sido possível cumprir graças a um fechamento inesperado da fronteira. Nesta quinta, o ministro do MRE, Mauro Vieira, ligou novamente para o chanceler israelense Eli Cohen, que reassumiu o compromisso pela liberação dos brasileiros.
Deixe um comentário