O presidente Lula realizou uma conversa por telefone, nesta quinta-feira (23) com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para tratar, dentre outros temas, sobre a conduta dos dois países em relação ao governo americano, agora presidido por Donald Trump. De acordo com o Planalto, os dois tentarão estabelecer um relacionamento “construtivo” com a gestão do líder republicano.
O telefonema aconteceu em um momento frágil na relação dos dois com os Estados Unidos. Logo ao tomar posse, Donald Trump determinou a militarização da fronteira com o México, declarou os cartéis que controlam o tráfico de drogas no país vizinho como organizações terroristas e impôs o primeiro pacote de tarifas à importação de produtos importados, podendo impactar sobre o comércio com o Brasil.
Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que Brasil e México “reafirmaram o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos, a fim de manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região”, além de buscarem fortalecer os espaços de debate entre países da América Latina e Caribe.
Leia também
Claudia Sheinbaum foi eleita em junho de 2024, em resultado comemorado pelo governo brasileiro. Ela e Lula chegaram a se encontrar em outubro daquele ano na Cidade do México, onde articularam a intensificação das relações bilaterais. No telefonema, Lula a convidou a uma visita oficial ao Brasil.