A dupla brasileira do voleibol de praia feminino formada por Duda Lisboa e Ana Patrícia venceu a final da modalidade, nesta sexta-feira (9), e garantiu a terceira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris, todas conquistadas por mulheres. As atletas venceram as canadenses Melissa e Brandie por 2 sets a 1 e reforçaram a potência do Brasil no esporte.
Desde as Olimpíadas de Atlanta, de 1996, quando a modalidade começou a ser disputada, o país conquistou 14 medalhas, sendo quatro de ouro. O Brasil é o maior medalhista da categoria. Apenas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que aconteceram em 2021, o país não ganhou medalhas no vôlei de praia.
Com o resultado, Ana Patrícia e Duda repetem o feito de Jaqueline Silva e Sandra Pires, e se tornam a segunda dupla do voleibol de praia feminino a conquistar o ouro olímpico. Jaqueline e Sandra venceram em Atlanta contra as também brasileiras Mônica Rodrigues e Adriana Samuel.
No primeiro set, as brasileiras venceram as canadenses por 26 a 24. Duda e Ana Patrícia se recuperaram após uma desvantagem de seis pontos, quando o jogo esteve 8×2 para Melissa e Brandie. No segundo, as canadenses venceram a dupla brasileira com ampla vantagem, por 21 a 12. Durante o último set, o tie-break, teve bate-boca, DJ tocando “Imagine”, de John Lennon, para acalmar os ânimos, e vitória brasileira por 15 a 10.
Ana Patrícia e Duda Lisboa iniciaram a parceria nas quadras de areia após as Olimpíadas de Tóquio. Na ocasião, ambas competiram, mas por duplas diferentes. Ana Patrícia esteve ao lado de Rebecca Cavalcante, e Duda, da medalhista olímpica Ágatha Bednarczuk. Antes disso, porém, a dupla campeã já esteve junta quando competia no juvenil.
Nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, na China, se sagraram campeãs, e também foram bicampeãs mundiais sub-21 em 2016, na Suíça, e em 2017, na China. Mais recentemente, no Mundial de 2022, em Roma, Ana Patrícia e Duda Lisboa venceram o ouro, onde bateram, inclusive, o Canadá.
Publicidade