O presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, voltou a incitar a violência contra membros do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o ex-deputado federal, investigado pela própria corte por organizar e atuar em atos contra o sistema democrático, os ministros do STF são “lobistas” e “malandros” que devem ser julgados “na bala” caso defendam o que definiu como “ideologia de gênero”.
“Nós temos que entrar lá e colocar para fora na bala, no pescoção, no chute na bunda, aqueles 11 malandros que se fantasiaram de ministros do Supremo Tribunal Federal”, afirmou Jefferson em entrevista ao canal do polemista Rodrigo Constantino no YouTube, nesta quarta-feira (23). A fala, aponta a mestre em direito penal e advogada criminalista Luiza Oliver, pode ser enquadrada no artigo 18 da Lei de Segurança Nacional, que considera crime “tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos poderes da União ou dos Estados”.
Leia também
“Independentemente disso, a fala pode configurar um crime de ameaça no Código Penal tradicional, assim como crimes como a honra aos ministros”, ponderou a advogada. “Todo mundo está sujeito a crítica, mas há limite da crítica e da ofensa. Passa-se um pouco do limite da crítica para ofender ao chamar os ministros de ‘malandros’, e isso não é crítica, mas sim ofensa à honra alheia.”
Jefferson afirmou que ações do presidente Jair Bolsonaro estariam acordando a população. “O povo já entendeu que, quando cessam as palavras – e elas estão acabando – principia a pólvora. E a pólvora não virá pelo Estado, pelas Forças Armadas: o povo vai lançar mão da pólvora para resolver estas situações”. “É o povo que botará fogo na primeira banana de dinamite”.
Questionado por Constantino se o que ele falava era uma análise ou incitação, Roberto Jefferson concluiu seu raciocínio: “Se o Supremo der a ideologia de gênero, nós temos que entrar lá e julgar aqueles caras todos no meio da praça, na bala”.
O ex-deputado se refere à ADI 5.668, apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) em 2017 que pede que a corte obrigue as escolas a coibir também as discriminações por gênero, por identidade de gênero e por orientação sexual e respeite as identidades das crianças e adolescentes LGBT+. A proposta iria contra a previsão dada pelo Congresso ao legislar sobre o tema.
A questão posta pelo partido, caso acatado pela corte, poderia causar a “destruição da família judaico-cristã que defendemos”, segundo o ex-parlamentar, notório por ser o delator do Mensalão em 2005. O caso no STF tem a relatoria do ministro Edson Fachin, e não possui data fixada para ser julgado.
Roberto Jefferson continua a proferir opiniões contra as instituições brasileiras mesmo após ter sido impedido pelo STF, em maio, de usar suas redes sociais oficiais. Desde então, só tem avolumado críticas à suprema corte: “São nomes que não tem mérito de concurso público nem foram eleitos para a função que ocupam. Foram colocados lá por lobbies, por interesses que o Brasil conhece e sabe como são”, disse durante a entrevista.
Os ministros que compõem a corte atualmente foram escolhidos, conforme manda a Constituição Federal, pelos presidentes Fernando Collor (que escolheu Marco Aurélio Mello) Fernando Henrique Cardoso (Gilmar Mendes), Lula (Lewandowski, Cármen Lúcia e Dias Toffoli), Dilma Rousseff (Luiz Fux, Rosa Weber, Luis Roberto Barroso e Edson Fachin), Michel Temer (Alexandre de Moraes) e Jair Bolsonaro (Kassio Nunes Marques). Todos os nomes também foram sabatinados e aprovados pelo Senado Federal.
> “Independência brandida em slogan parece oposição irrestrita”, critica Lira
> MDB busca união em candidatura própria para retomar presidência do Senado
Esse sujeito tem que voltar pra cadeia.
Os ministros devem ter rabo preso com ele.
Tem uns ali que tem o rabo soltinho.
Pergunta pra Bob.
Esse cachorrão mensaleiro é um perigo para os incautos. Um perigoso incitador de conflitos; um fomentador de intrigas. Todavia, convenhamos, sua língua peçonhenta falam algumas verdades.
Chamar de VlAD0 e B0qu3t3iro pode.
De malandro não, eles ficam ofendidos.
“Todo mundo está sujeito a crítica, mas há limite da crítica e da ofensa. Passa-se um pouco do limite da crítica para ofender ao chamar os ministros de ‘malandros’, e isso não é crítica, mas sim ofensa à honra alheia.”
Considerando o texto acima, exposto pela advogada, diria ela então que chamar o Presidente da República, autoridade máxima do país de:
– Miliciano
– Fascista
– Genocida
– Machista
– Homofóbico
– Racista
– Ditador
etc., além das ofensas pessoais.
Passa do limite de opinião?
Ou para todos que proferem todas as piores ofensas contra o Presidente esse limite tende ao infinito?
VTNC!
Faltou homossexual. Mas na verdade, sabemos que o presidente é gay, por tanto, ele não pode se ofender do que é.
Sim. E ele é tudo isso que você falou e muito mais.
Então é vero que vocês são bandidos, sem caráter, e que têm que ser tratados na bala!
Bandido e comunista é esse projeto de ditador, que vive do dinheiro público e ainda trouxe os f3z3s dos filhos. Bandido é seu pa1, que ganhou dinheiro vendendo o corpo da sua m@e. Se esse korno desse presidente não respeita ninguém, tb não o respeitarei. Como militar, eu e vários amigos somos oposição a esse miliciano, sem sermos de esquerda. Não confunda conservadorismo e cristandade com safadeza e roubalheira. Esses falsos moralistas serão logo tirados do poder, assim como foi feito com o pt. Ainda temos que tirar muitos outros corruptos, desde os vereadores até os senadores. E não queira vir com arma pra cima de mim, que a minha mira é muito melhor que a sua.
Ficou nervosinha, foi?
Não põe minha falecida mãe no meio não, que eu coloco no meio da sua.
Bandido que defende esquerdopas e gosta de se fazer de isentão.
Esquerdopata é a finada. Se você gosta de bandido é pq foi educado p ser um. Se preocupe não, se a ditadura for implantada, por mais que eu não queira, vou lhe mostrar como os presos eram bem tratados. Basta plantar uma arma em você e dizer que você era comunista. Depois, carinhos…
https://uploads.disquscdn.com/images/e3ff3c9827c17b3f7aca01a7a67b9aa0f084c3f70f162b6121bd3e8110d34d8f.jpg
Projeto de ditador? Em que mundo tu vive? Então quem respeita e cumpre a lei é ditador? Os ministros do supremo é o que? Magnânimos? Os governadores e prefeitos ladrões que atentam contra a constituição quanto ao direito de ir e vir são o que? Democratas? Se você for mesmo militar colega, receio que foi introduzido na corporação ou tem déficit cognitivo, ou então, é um daqueles que se beneficiaram ou se beneficiam dos rombos causados nos cofres públicos.
Então tá bom, porque segundo o $TF a vergonha é ser chamado de ”malandro”.
O Jefferson chamou um deles de ”chup*d*r de p@u”, o outro de doador de
b*nda para fuzileiro naval, mas eles não gostaram mesmo foi do
”malandro”
KKKKKKKKKKK
Vdd. Muito bem observado!
Esse roberto jeferson tem cara de quem come cenoura com a outra boca. Nada contra quem o faça, mas a hipocrisia sem escrúpulos dele é nojenta ao absurdo. Cadeia eterna para esse bandido.
https://uploads.disquscdn.com/images/69c612fef8f979cb6d797a12955cca2cd24a6f979f4f94003f956c560e6af2b2.jpg
Ladrão menor.
Nosso ídolo pediu para te avisar.
Recebe propina de 3 mil.
O corrupto roberto jefferson, participante assíduo da nova velha política do bozo e dos generais heleno e ramos.
Ele roubou junto com o Lula e toda turma do pt, PMDB, PSDB, pp….. RJ é o único que recebe críticas pelo mensalão do pt.
Ele é o único deles que agora é melhor amigo de infância do inepto e inapto néscio do Planalto.
Único?
O Centrão inteiro está aqui de novo.
Tem vários ministros da Dilma apoiando o governo.
Para essa turma do baixo clero, de onde se originou o Capitão Encrenca, pouco ou nada importa se o governo de plantão é de um ou outro partido, desde q haja alguma vantagem para eles. Preferência para vantagens ilegais e imorais.
Eles estão aqui….desde 1984….ou vc duvida?
Penso que É anti ético um jornalista desprezar um colega de profissão. Guilherme Mendes, seja imparcial!
Esse tipo de jornalismo só diminui a sua pessoa e desmoraliza os jornalistas sérios.
Engraçado, só porque foram chamados de malandros por ele?
E o resto que ele falou?
Boca de veludo, fuzileiro ali e pá-pá.
Eu, hein!