Na última sexta-feira (31), o Ministério Público Eleitoral de Goiás deferiu o pedido de candidatura a deputado federal de Demóstenes Torres pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O ex-senador foi cassado em 2012 e se tornou inelegível por oito anos. Mas a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu uma liminar que suspende a inelegibilidade de Demóstenes.
A decisão foi contestada pela Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, que considerou a decisão do Supremo uma afronta à soberania do Poder Legislativo.
Em parecer, o procurador Alexandre Moreira Tavares dos Santos afirmou que é favorável ao entendimento da procuradora-geral, de que Demóstenes está inelegível até 2027, por determinação do Senado Federal, mas que “não cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre o acerto ou desacerto de decisão do STF”.
Dessa forma, a Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás salientou que “apenas por esse motivo [liminar do STF] que o Ministério Público Eleitoral não impugnou o registro de candidatura do requerente [Demóstenes]”.
Entenda o caso
Em 2012, o então senador Demóstenes Torres teve o mandato cassado pelo Senado Federal por falta de decoro parlamentar, por ter sido acusado de mentir aos colegas sobre a sua relação com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
Leia também
Em 2017, o STF anulou as provas obtidas contra o ex-senador na Operação Monte Carlo por entender que as escutas telefônicas que o incriminavam foram obtidas de forma ilegal.
Em abril deste ano, a Segunda Turma do STF entendeu que a anulação das provas também afasta a inelegibilidade do ex-senador, decorrente da cassação de seu mandato pelo Senado Federal. Dessa forma, Demóstenes pode participar das eleições deste ano. Agora, ele concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados. Seu patrimônio, declarado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de R$ 2,5 milhões.
Vagabundo da pior espécie, infelizmente ainda existem votantes que são piores que os eleitos ou desgraçadamente reeleitos. Reeleição: JAMAIS!!!.
que lei é esta..? o bandido deveria ta na cadeia, mas a mafia é tao forte que vai tentar elege lo e continuar fazendo as falcatruas.. este ministerio publico deveria ser investigado, mas por quem..?
Ridículo, este senhor ser candidato , escuta ilegal …..mas mostrou sua cara de lixo de político que trabalhava para contraventor condenado ….amigos da justiça estão o ajudando….GOIANOS não votem neste TRAIDOR DO BRASIL E DE GOIÁS…..e pensar que votei neste canalha farsante!!!!!
Nada mais do que o Brasil sendo Brasil…nada de anormal…um absurdo mas para os padrões de nosso país super normal!!!
Foi cassado por ter sido provado ser corrupto. Que os goianienses façam sua parte e lhe neguem outro mandato. Que outros estados também façam suas partes mantendo corruptos longe do parlamento. Aliás, vale ir além: “faça um politico trabalhar: não reeleja ninguém!”. Política, meus caros, não é profissão.
PARA OS AMIGOS, TUDO.
PARA OS INIMIGOS, A LEI.
EIS O PROVÉRBIO MAIS APLICADO
NO NOSSO PAÍS!
O Brasil nem zerando…
Uma gravação, também ilegal, entre Dila e Lula, divulgada pelo Juiz Moro, fez com que o STF proibisse o Lula de ser ministro. E pior, todas as instâncias permitiram que o juiz, que vazou a conversa, julgasse o Lula. É por isto que afirmo: Nada é mais corrupto no País do que o sistema judiciário.
Exato, lembrando que a juíza Eliana Calmon ao deixar o CNJ(Conselho Nacional de Justiça) afirmou alto e bom som que o Judiciário Brasileiro está cheio de BANDIDOS DE TOGA!!!.
Tá legal, as escutas telefônicas que o incriminavam foram obtidas de forma ilegal. Mas e daí? Ele mantinha relações financeiras com um bicheiro, ou seja, estava envolvido com o jogo do bicho, contravenção penal.
Tá, eu sei, o Congresso está cheio de bandidos, ele estará entre os seus, mas que é uma tremenda sacanagem, é!
O jeito é apelar pros goianos não o elegerem.
Concordo, mas infelizmente uma grande maioria de votantes ainda é corrupta, negociando o voto por qqr porcaria ou necessidade imediata. Lamentável!.
Que sorte pro Demóstenes que ele não é filiado ao PT. Não é mesmo?