O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio, no prazo de 48 horas, das contas bancárias do empresário Esdras Jonatas dos Santos, um dos investigados por financiar os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília. Esdras havia ganhado fama dois dias antes ao ser filmado chorando em meio à desmobilização do acampamento de defesa a um golpe militar em Belo Horizonte (MG).
Esdras está foragido desde o último dia 15, quando foi emitido um mandado de prisão em seu nome. Além de responder por financiar os atos golpistas, o empresário é réu em 12 ações de pagamento de dívidas, que somam o valor de R$ 5 milhões. Ele ainda foi filmado fomentando o espancamento de um jornalista que cobria as atividades do acampamento bolsonarista de Belo Horizonte no dia 5 de janeiro, véspera da desmobilização. Ele ainda usou suas redes sociais para fomentar o ato do dia 8.
Apesar de não haver informação exata sobre seu paradeiro, Esdras chegou a se encontrar com Jair Bolsonaro em Orlando, nos Estados Unidos. O ativista de extrema-direita chegou a filmar o ex-presidente em um encontro com apoiadores brasileiros, e divulgou o vídeo em seu perfil no Instagram, no final de janeiro. Com o bloqueio de suas contas bancárias, a expectativa é de retorno ao Brasil diante do esgotamento de seus recursos para se manter em território estrangeiro.
Deixe um comentário