No café da manhã com os jornalistas, os integrantes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) também demonstraram preocupação com o clima de polarização política das eleições deste ano e com a forma como isso vem resultando em ataques à Justiça, especialmente a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
“Vemos todo esse quadro com muita preocupação”, disse o presidente de Ajufe, Eduardo André Fernandes. “Há um clima de ataques ao sistema eleitoral e à magistratura que precisa ser observado e contido”.
Segundo ele, a Ajufe vem atuando junto ao Observatório da Transparência Eleitoral, criado pelo TSE. E também mobiliza-se para auxiliar no que puder no combate à disseminação de fake news e na punição de culpados.
A Ajufe uniu-se ao STF na produção do projeto “Turma da Mônica e o Judiciário”, uma iniciativa na qual os personagens das histórias em quadrinhos criadas por Maurício de Sousa ajudam a explicar as funções do Judiciário e de suas cortes de forma didática para a população. A iniciativa inclui uma revista em quadrinhos (em versão impressa e digital), quatro vídeos com desenhos animados e 16 tirinhas para as redes sociais.