A juíza federal Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, decidiu pelo arquivamento das investigações sobre palestras do ex-presidente Lula (PT). A magistrada também mandou desbloquear bens do espólio da ex-primeira-dama Marisa Letícia. O caso era investigado desde 2015 pela força-tarefa da Lava Jato do Paraná.
Na decisão, Gabriela afirmou que a Polícia Federal não encontrou indícios de que os pagamentos pelas palestras foram feitos com dinheiro de origem ilícita, como apontava o Ministério Público Federal.
“A justificativa para manter-se o bloqueio da integralidade dos ativos financeiros de Luiz Inácio da Silva baseava-se na suspeita da prática de crimes envolvendo as palestras ministradas pelo ex-presidente. Todavia, a autoridade policial concluiu não haver indícios nesse sentido, com o que concordou o MPF. Por tais motivos, o bloqueio integral de tais valores não mais se sustenta”, disse.
Cristiano Zanin, advogado de Lula, afirmou que a apresentação de denúncias “sem materialidade, que visam transformar atos manifestamente lícitos em ilícitos, é uma das principais táticas de lawfare. Essa vitória jurídica tardia é mais uma oportunidade para reflexão sobre o fenômeno usado pela ‘Lava Jato'”.
Leia também
O desbloqueio de bens atinge apenas a parte relativa ao espólio da ex-primeira-dama, que morreu em 2017. “Quanto aos imóveis, foram submetidos à constrição somente a parte ideal de 50%, relativa à meação de Luiz Inácio Lula da Silva, a qual fica mantida. A outra metade, correspondente à meação
do Embargante, já foi resguardada. Autorizo que a posse de referidos imóveis permaneça com o Ex-Presidente e/ou com seus prepostos, até ulterior decisão judicial”, disse a juíza.
Gabriela Hardt determinou o desbloqueio de 50% dos valores da previdência de Lula. Também permitiu a venda de dois veículos do ex-presidente mediante depósito de 50% do valor de cada um deles em juízo.
Histórico
Na época da instauração do inquérito, a Polícia Federal apontou que na quebra do sigilo bancário constava que a empresa aberta por Lula após deixar a presidência teria recebido R$ 9,4 milhões das empreiteiras Odebrecht, Camargo Corrêa, UTC, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e OAS.
O ex-juiz Sergio Moro entendeu que se tratavam de “valores vultosos para doações e palestras, o que, no contexto do esquema criminoso da Petrobras, gera dúvidas sobre a generosidade das aludidas empresas”.
Lula foi acusado de usar as palestras para receber propina das empresas na 24ª fase da Operação Lava Jato. Petistas sempre afirmaram que o ex-presidente nada fez de diferente de uma infinidade de outras autoridades, que passaram a ganhar dinheiro após deixarem o cargo fazendo conferências, incluindo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A prática também é conhecida por ex-comandantes de outros países. Em julho de 2019, a CNN noticiou que o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, faturou US$ 89 milhões com palestras após deixar a Casa Branca.
Pelas redes sociais, o Instituto Lula afirmou que “entre 2011 e 2015, o ex-presidente fez palestras ao redor do mundo para mais de 40 empresas. Depois de anos de perseguição, PF e MP não conseguiram apresentar nenhuma acusação inventada em torno delas”.
O ex-presidente também se manifestou pelas redes sociais.
Até a Veja precisou reconhecer depois de cinco anos de mentiras… pic.twitter.com/BC4cxihAIH
— Lula (@LulaOficial) October 2, 2020
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, afirmou que “agora cabe ao STF votar a suspeição desse ex-juizeco e Lula reaver seus direitos políticos”, se referindo às decisões anteriores de Sergio Moro. “Precisamos esperar 5 anos mas taí, a justica tarda mas não falha. Está desmontada mais uma tese de Dallagnol e Moro que armaram uma tramoia jurídica contra Lula”, escreveu pelo Twitter.
> Gilmar suspende ação contra advogados de Lula, Witzel e Bolsonaro
E viva a esculhambação nacional !
Inocente eu não acho realmente que o Lula seja. Mas que agilizaram de forma totalmente atrapalhada o andamento dos processos para impedí-lo de concorrer às eleições, disso eu não tenho dúvidas e cada vez mais aparecem fatos que indicam isso. Primeiro eram os milhões que a Marisa tinha que agora não são mais milhões, foi um erro de digitação, agora as tais palestras que alegavam ser um embuste, existiram e são legais. Olha…eu não tenho político de estimação, não sou nem nunca fui eleitor do PT mas cada vez mais eu entendo todo o movimento que ocorreu como seletivo, resolveram eleger o PT como alvo a ser eliminado e como causador de tudo de ruim no país, como inventor da corrupção. Foi e ainda é, um movimento no sentido de demonizar ideologias e transformar uma única na “salvadora da pátria”. Mas a história mostra onde esse tipo de coisa vai parar, pena que tenhamos tanta gente cega…
Foi Gópi!
O que aconteceu com a Dilma pode-se dizer que sim. Com o Lula eu não digo. Mas que puseram a carroça na frente dos bois, numa tentativa desesperada de torná-lo inelegível, ah,isso fizeram.
É.
Que voracidade dos emPTreiros em que os seus empregados aprendam as técnicas de vendas do Marqueteiro Lula, um verdadeiro Craque do Marqueting e dos Negócios.
Pois é. E isso porque era analfabeto e cachaceiro…
Era?
Ué, não é o que vivem dizendo?
Vc que tá dizendo…kkkkkkk….Eu estou chamando de ”marqueteiro” e ”craque dos negócios”….kkkkkkkk
Isso vc quem tá dizendo também, kkkkkk
Chama o ”anti” Capitalista para ajudar….kkkkikk
Qual deles? Tem vários hein
Aquele que nunca votou no PT, mas faz um esforço tremendo para defender o líder ”trabalhador”
Não tô vendo advogado por aqui. Seria o Zanin?
Zanin não é advogado, é laranja.
Que seja. De laranja o pessoal da “extrema direita ” também entende bem.
São limõezinhos, produzem pouco suco.
Até onde se sabe. Tu põe a mão no fogo? Hehehehe
Então já pode voltar a palestrar para os funcionários das EmPTreiras.
Quero ver quantas palestras vai conseguir fazer….
Vou assisti Las no YouTube.kkk estão disponíveis e de graça.kkk
Eu costumo assistir no Netflix. São inspiradoras. Uma lição de vida. Como viver bem sem trabalhar.
kkkkkkkkk 1 milhão por palestras de um analfabeto. Não tinham outra forma de lavar dinheiro?
Mas dinheiro não era dele….só as palestras…kkkk