A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisa na tarde desta terça-feira (18) a denúncia do Ministério Público sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018 contra Domingos Brazão, Chiquinho Brazão, Rivaldo Barbosa, Ronald Paulo de Alves e Robson Calixto Fonseca. Se aceita a denúncia, eles se tornam réus.
Acompanhe abaixo, em vídeo.
Entenda o caso
Eis o que a denúncia diz sobre cada acusado:
- os irmãos Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e o deputado federal Chiquinho Brazão foram os mandantes do crime. A denúncia sustenta que o assassinato foi em razão da atuação política de Marielle para dificultar a aprovação de propostas legislativas que facilitavam a regularização do uso e da ocupação de áreas comandadas por milícias no Rio de Janeiro.
- o delegado Rivaldo Barbosa, da Polícia Civil, era encarregado de dificultar as investigações, segundo a denúncia.
- o policial militar Ronald Paulo de Alves, conhecido como Major Ronald, teria monitorado as atividades de Marielle e fornecido informações aos executores.
- Robson Calixto Fonseca, conhecido como “Peixe”, é ex-assessor de Domingos Brazão. Segundo o Ministério Público, integrou organização criminosa com os irmãos.
O caso é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. Também compõem a Primeira Turma os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
- Leia também: Caso Marielle: 21 deputados que votaram para libertar Brazão devem concorrer a prefeituras. Veja a lista
(Com informações da agência de notícias do STF)