A Conferência das Partes 30 (COP 30), trigésima edição do evento mais importante sobre meio ambiente e mudança climática organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), será realizada em um terreno que hoje abriga um aeroporto desativado em Belém, no Pará. O Ministério da Gestão e da Inovação e o Governo do Pará assinaram neste sábado (17) o contrato de cessão do uso da área.
O terreno é onde funcionava o antigo Aeroporto Brigadeiro Protázio, que encerrou suas atividades em 31 de dezembro de 2021. No local, será construído o Parque da Cidade de Belém, espaço projetado para atividades de lazer.
O ato foi formalizado em cerimônia com a presença do presidente Lula (PT) e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Na ocasião, Lula disse que o governo “não vai medir esforços para ajudar a prefeitura [de Belém] e o governo do Pará”. Também falou que o mundo estará olhando para Belém durante a realização da COP 30.
A realização da COP 30 em Belém foi aprovada pela ONU em 18 de maio de 2023. A conferência está marcada para novembro de 2025.
Leia também
Helder Barbalho é aliado do governo Lula. Apoiou sua eleição em 2022. Seu irmão, Jader Filho, é ministro das Cidades no atual governo.
Deixe um comentário