O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha antecipou a pauta da primeira reunião do presidente Lula (PT) com os novos ministros do governo nesta sexta-feira (6). Em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa, Padilha afirmou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deve apresentar as primeiras ações do governo nos 100 dias da gestão.
“Tem uma fala e uma apresentação por conta da Casa Civil, das ações de coordenação de governo, das primeiras ações de coordenação da Casa Civil, de coordenar os ministérios que têm obras, fazer um grande levantamento das obras do país, como é que está a situação das obras no país”, disse Padilha.
No encontro, deve ser apresentado um panorama da situação de obras que estão paralisadas e as que podem, ou não, ser retomadas e concluídas. A ideia do encontro ministerial, segundo Padilha, foi do próprio presidente. “Lula fez questão de convocar essa reunião com todas e todos, de certa forma um acolhimento de ministros e ministras, de dar partida do governo”, disse.
Leia também
O ministro também declarou que o governo deve resgatar a boa relação institucional com o Congresso e os governos estaduais. Ele citou, por exemplo, a reunião marcada pelo presidente Lula com os governadores de estado no dia 27 de janeiro. A gestão do antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi pautada pelos ataques ao Judiciário e aos governadores, sobretudo os da região Nordeste e os que faziam oposição ao governo.
“Fazemos uma avaliação, inclusive, da composição, de como que estão as ações do governo, o início das ações do governo e de como se construir uma boa relação federativa. O presidente está convocando reunião de governadoras e governadores para o dia 27 de janeiro”, declarou. A reunião desta sexta, inclusive, será uma preparação para o encontro com os governadores, que trarão as prioridades de seus respectivos estados.
Deixe um comentário