Em seu primeiro pronunciamento aos brasileiros como presidente da República empossado, Jair Bolsonaro (PSL) repetiu o tom de campanha, focando em temas de sua agenda conservadora. Na tarde desta terça-feira (1), após receber a faixa presidencial do agora ex-presidente Michel Temer (MDB), Bolsonaro disse as palavras “ideologias”, “ideologização” e a expressão “viés ideológico” pelo menos cinco vezes em seu discurso.
Diferentemente do que fez em seu pronunciamento após empossado no Congresso, quando citou brevemente a melhora da economia como um dos objetivos de seu governo, Bolsonaro afirmou que sua posse é “o dia em que o povo começou a se libertar do socialismo, da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correto” (leia a íntegra mais abaixo).
Leia também
Veja a passagem da faixa presidencial a Bolsonaro
Ambos os discursos de Bolsonaro tiveram foco em afirmar que o país não terá mais “viés ideológico”. Sem indicar prioridades, o novo presidente disse em seu pronunciamento aos brasileiros que o grande desafio de seu governo é “enfrentar os efeitos da crise econômica, do desemprego recorde, da ideologização de nossas crianças, do desvirtuamento dos direitos humanos, e da desconstrução da família”, e afirmou ainda que fará “reformas necessárias”, mas não se alongou no tema.
PublicidadeEle também acenou, como em sua campanha, com o afrouxamento do Estatuto do Desarmamento e dar mais liberdades às polícias.
A agora primeira-dama, Michelle Bolsonaro, quebrou o protocolo ao fazer um discurso em Libras, a língua brasileira de sinais, e prometeu atuar em favor das pessoas com deficiência e daqueles que se julgam esquecidos pela sociedade.
O agora ex-presidente Michel Temer (MDB), foi vaiado antes de entregar a faixa a Bolsonaro. Temer deixou o Palácio do Planalto por uma das saídas laterais em direção à Base Aérea de Brasília.
Leia a íntegra do discurso de Bolsonaro no Planalto
Amigas e amigos de todo o Brasil,
É com humildade e honra que me dirijo a todos vocês como Presidente do Brasil.
E me coloco diante de toda a nação, neste dia, como o dia em que o povo começou a se libertar do socialismo, da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correto.
As eleições deram voz a quem não era ouvido.
E a voz das ruas e das urnas foi muito clara.
E eu estou aqui para responder e, mais uma vez, me comprometer com esse desejo de mudança.
Também estou aqui para renovar nossas esperanças e lembrar que, se trabalharmos juntos, essa mudança será possível.
Respeitando os princípios do estado democrático de direito, guiados por nossa Constituição e com Deus no coração, a partir de hoje, vamos colocar em prática o projeto que a maioria do povo brasileiro democraticamente escolheu, vamos promover as transformações de que o país precisa.
Temos recursos minerais abundantes, terras férteis abençoadas por Deus e um povo maravilhoso.
Temos uma grande nação para reconstruir e isso faremos juntos.
Os primeiros passos já foram dados.
Graças a vocês, eu fui eleito com a campanha mais barata da história.
Graças a vocês, conseguimos montar um governo sem conchavos ou acertos políticos, formamos um time de ministros técnicos e capazes para transformar nosso Brasil. Mas ainda há muitos desafios pela frente.
Não podemos deixar que ideologias nefastas venham a dividir os brasileiros. Ideologias que destroem nossos valores e tradições, destroem nossas famílias, alicerce da nossa sociedade.
E convido a todos para iniciarmos um movimento nesse sentido. Podemos, eu, você e as nossas famílias, todos juntos, reestabelecer padrões éticos e morais que transformarão nosso Brasil.
A corrupção, os privilégios e as vantagens precisam acabar. Os favores politizados, partidarizados devem ficar no passado, para que o Governo e a economia sirvam de verdade a toda Nação.
Tudo o que propusemos e tudo o que faremos a partir de agora tem um propósito comum e inegociável: os interesses dos brasileiros em primeiro lugar.
O brasileiro pode e deve sonhar. Sonhar com uma vida melhor, com melhores condições para usufruir do fruto do seu trabalho pela meritocracia. E ao governo cabe ser honesto e eficiente.
Apoiando e pavimentando o caminho que nos levará a um futuro melhor, ao invés de criar pedágios e barreiras.
Com este propósito iniciamos nossa caminhada. E com este espírito e determinação que toda equipe de governo assume no dia de hoje.
Temos o grande desafio de enfrentar os efeitos da crise econômica, do desemprego recorde, da ideologização de nossas crianças, do desvirtuamento dos direitos humanos, e da desconstrução da família.
Vamos propor e implementar as reformas necessárias. Vamos ampliar infraestruturas, desburocratizar, simplificar, tirar a desconfiança e o peso do Governo sobre quem trabalha e quem produz.
Também é urgente acabar com a ideologia que defende bandidos e criminaliza policiais, que levou o Brasil a viver o aumento dos índices de violência e do poder do crime organizado, que tira vidas de inocentes, destrói famílias e leva a insegurança a todos os lugares.
Nossa preocupação será com a segurança das pessoas de bem e a garantia do direito de propriedade e da legítima defesa, e o nosso compromisso é valorizar e dar respaldo ao trabalho de todas as forças de segurança.
Pela primeira vez, o Brasil irá priorizar a educação básica, que é a que realmente transforma o presente e o futuro de nossos filhos e netos, diminuindo a desigualdade social.
Temos que nos espelhar em nações que são exemplos para o mundo e que por meio da educação encontraram o caminho da prosperidade.
Vamos retirar o viés ideológico de nossas relações internacionais.
Vamos em busca de um novo tempo para o Brasil e os brasileiros!
Por muito tempo, o país foi governado atendendo a interesses partidários que não o dos brasileiros. Vamos restabelecer a ordem neste país.
Sabemos do tamanho da nossa responsabilidade e dos desafios que vamos enfrentar. Mas sabemos aonde queremos chegar e do potencial que o nosso Brasil tem. Por isso vamos dia e noite perseguir o objetivo de tornar o nosso país um lugar próspero e seguro para os nossos cidadãos e uma das maiores nações do planeta.
Podem contar com toda a minha dedicação para construir o Brasil dos nossos sonhos.
Agradeço a Deus por estar vivo e a vocês que oraram por mim e por minha saúde nos momentos mais difíceis.
Peço ao bom Deus que nos dê sabedoria para conduzir a nação.
Que Deus abençoe esta grande nação.
Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.
Bolsonaro está certíssimo. Foi eleito para conduzir uma pauta conservadora, consistente com o sentimento da maioria da população brasileira, e que jamais havia tido adequada representação política.
Esse movimento cívico que foi sua eleição, ocorrido apesar da imprensa, fortalece nossa democracia, pois significa uma real alternância de poder.
De onde vc tirou essa de que; pautas conservadoras consiste com o sentimento da maioria da população brasileira?
Das últimas eleições.
Não entendi. O que as últimas eleições teve a ver com sentimento de conservadorismo de uma sociedade em sua maioria.
Bolsonaro foi o primeiro candidato à presidência a defender abertamente valores conservadores, que outros sempre tiveram receio de propagar, quando deles não discordavam. E sua mensagem fez muito sucesso, ele foi um fenômeno eleitoral.
As pesquisas de opinião demonstram como o brasileiro médio defende valores conservadores que nunca tiveram representação política até esse momento. Exemplos? As pessoas são contra o aborto, são contra o tratamento pusilânime com o crime, a favor do porte de arma, cristãs…Assim pensa a maioria do Brasil, uma maioria silenciosa, que pela primeira vez teve voz com Bolsonaro.
Lamento mas vc não entendeu minha pergunta, serei então direta. Temos quase 210 milhões de brasileiros, aproximadamente 150 milhões de eleitores. Bolsonaro teve pouco mais de 57 milhões de votos, logo podemos facilmente concluir que nem vc, nem eu, nem ninguém poderá dizer que; ” A maioria da população nutre sentimentos por pautas conservadoras”.
Quanto muito vc pode dizer que os 57 milhões que votaram nele, sim, tem apego ao conservadorismo, números esse que na vdde representa a minoria, já que quase 90 milhões só de eleitores, disse Não a ele.
E vc tá equivocado, teve outro que bancou de conservador também, o Collor, Caçador de Marajás, o presidente da família, cujo governo levou o país e o povo para o mais profundo abismo.
E sobre o sucesso dos discursos racistas, machistas, xenofóbicos, agressivos, ofensivos, de Bolsonaro que o levaram a se tornar um fenômeno eleitoral para os conservadores da extrema direita, só serviu para mostrar ao mundo, que muitos aqui ainda estão engatinhando no mundo da civilização.
Como diria Faustão pra DILA COSTA = Errouuuuuuuuuuu … Se a “metade mais um” escolheu qualquer coisa, podemos categoricamente afirmar que A MAIORIA DA POPULAÇÃO ESCOLHEU… Isso se chama Democracia, algo que a geração PAULO FREIRE não aprendeu na escola, pois estavam ocupados LACRANDO.
Se eu errei para Faustão, sinal que acertei pra vida, para o mundo e marquei ponto com a razão.
Metade de votos válidos + 1, elege sim um presidente dentro de um Regime Democrático. Vc só tá esquecendo que votos brancos, nulos, ausentes, de outros candidatos, e de brasileiros que não são mais obrigados a votar, ou que não tem idade ainda para assim fazer, somaram nessas eleições mais de 150 milhões. Logo meu caro, vc é facilmente refutado quando diz que pauta conservadora é consistente com o sentimento da maioria da população brasileira.
Na vdde a maioria disse Não para Ele. O mundo disse Não para Ele, até o cavalo que acompanhava sua posse disse Não para Ele.
Vc também vai dizer Não para ele, espera só o peso das maldades dele e de sua equipe começar doer em vc.
ERROUUU VERSÃO 2: Você errou novamente… OS VOTOS BRANCOS, NULOS E AUSENTES “TAMBÉM DISSERAM – NÃO – PARA O POSTE HADDAD”… Ou seja, também disseram “NÃO” para a oportunidade de escolher entre uma das duas opções… Então, continua tudo igual… Entre as pessoas que quiseram decidir o futuro do Brasil, a MAIORIA DA POPULAÇÃO ESCOLHEU O PROJETO VENCEDOR…
Pra te refutar novamente, APENAS UM CAVALO DISSE “NÃO” KKK OS OUTROS 19 CAVALOS DISSERAM “SIM”.
TÁ BOM??? KKKK
Vc deve ter algum problema cognitivo, é irracional por natureza, ou está se fazendo de bobo. Pq não tem lógica uma pessoa não conseguir reunir todos elementos que foram postos nessa questão e chegar a um cálculo que facilmente qualquer pessoa com Q.I mais de 20 facilmente chegaria.
Votos brancos+ votos nulos+ abstenções+ votos no outro candidato+votos dos brasileiros não eleitores= ? Ache o resultado e descubra se realmente a maioria escolheu Bolsonaro.
E sobre os cavalos, o fato da maioria não se manifestarem, não significa que estavam ali concordando com ele. Tiro o chapéu para o que se rebelou, não é fácil ter coragem de se posicionar assim com tanta elegância.
KKKK Está projetando em mim seus defeitos? kkkk Discutir com esquerdista é igual a jogar xadrez com um pombo… bye
Como diria Faustão para Rafael..Imbecil kkkkkkkkkk
Não sou teu pai. kkkk
E ainda, pior foi quando escolheram o PRESIDENTE DO POVO.. kkkk… mas que só governou para empreiteiras e para bancos… sua família ficou milionária e o povo ficou com o resto das sobras das migalhas… Pois foram iludidos com a famigerada LUTA DE CLASSES do marxismos (POBRE X ELITE) E não perceberam qua elite eram os que se diziam governantes do povo… O pobre jamais deixará de ser pobre se continuar votando em partidos que DEPENDEM DOS POBRES para usar o discurso de POBRE X ELITE, que só engana os mais tontos… fim
Nem perde tempo explicando pra quem não quer VER… Democracia é isso… a maioria escolhe e todos serão governados… igual quando elegeram a ANTA e nós fomos governados por ela…